Ano Aluno Tema
2017 Cláudia Renata de Freitas Castro Abrir Horizontes à Supervisão Pedagógica: Ambientes Não Formais de Educação e Formação – Supervisão na Guarda Nacional Republicana
Orientadores: Nuno Fraga
2016 Maria Isabel Chaves de Castro Freire Canha Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na Educação de Infância. Contributos para a (re) construção da profissionalidade docente.
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
2016 Maria Helena Freire Berenguer Supervisão Pedagógica nas práticas de Expressão Plástica, 1.º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM 
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
2016 Maria do Carmo Martins da Silva F. Chaves A Avaliação do Desempenho Docente – (Im)Possibilidades de Desenvolvimento Profissional. Estudo de caso numa escola secundária.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2016 Edilce Brito Monteiro A formação do professor de Ginástica Artística
Orientadores: Élvio Rúbio Gouveia, Claudio Luiz Meireles
2016 Fred Jorge Parente Saraiva A importância da prática na construção da identidade profissional dos professores de Educação Física.
Orientadores: Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Hélder Lopes
2016 Luzivânio de Oliveira Silva Linguagem e Cultura na Formação do Professor
Orientadores: Alice Maria Justa Ferreira Mendonça, Maria Isabel Nascimento Ledes
2016 Maria do Carmo Carvalho Santos O Supervisor Enquanto Formador
Orientadores: Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia, Maria Cristina Elyote Marques Santos
2016 Maria do Carmo Cavalcanti Formação continuada docente: Questões da avaliação discente.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Maria Cristina Elyote Marques Santos
2013 Elisabete Cristina Antunes Sequeira Anita Supervisão Pedagógica num contexto de formação contínua. Contributos para a (re)construção da profissionalidade docente. Estudo de caso numa escola do 1º ciclo da RAM.
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
2013 Emília Patrícia Mendonça Spínola A avaliação do desempenho docente. Constrangimentos e representações dos intervenientes. Um estudo na Região Autónoma da Madeira.
Orientadores: António Maria Veloso Bento
2013 Fátima Joselina Rocha Gonçalves A colaboração em contexto de formação inicial. Que cenários?
Orientadores: Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira
2013 Lígia Maria Rodrigues de Sousa Joaquim A Supervisão Pedagógica na construção do currículo da Educação Profissional: Estudo de Caso numa escola profissional.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2013 Marta Susana Freitas Marques Sena O Coordenador de Departamento - Um agente supervisivo? Estudo de caso no departamento de línguas de uma escola secundária.
Orientadores: Jesus Maria Sousa

Ano Aluno Tema
2020 Cristiane Feitosa Lins Formação de professores de Educação Física: o papel da Extensão Universitária
Orientadores: Gilvaneide Ferreira de Oliveira, José António Cardoso
2020 Luciana Maria da Silva Diversidade Cultural: o lugar dos etnossaberes na formação do professor
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Maria Isabel Nascimento Ledes
2020 Maria Bernardete Pereira de Sousa Indisciplina escolar e formação do professor
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia, Maria Isabel Nascimento Ledes
2020 Maria Dulcinete Freitas Saber científico e etnossaberes na formação de professores da Tribo Xukuru
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Maria Cristina Elyote Marques Santos
2019 Thereza Roberta Andrade de Barros A Formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo intercultural
Orientadores: Ana Maria França Freitas Kot-kotecki, Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti
2019 Mariana Filipa Nascimento Rodrigues Supervisão Pedagógica em contextos não formais de educação sénior: que contributos? Um estudo numa Universidade Sénior da RAM
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
2017 Liliana Andreia Batista Guerra O papel da Supervisão Pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa: A Filosofia no centro do currículo,
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2017 Márcio Paulino Nóbrega de Freitas O Supervisor Pedagógico e a (In)Disciplina na Escola: representações, relações e contributos
Orientadores: António Maria Veloso Bento
2017 Sara Carolina Granito Ferreira Os Processos de Supervisão Pedagógica: Um estudo de caso numa escola pública e numa escola privada na R.A.M.
Orientadores: Ana Maria França Freitas Kot-kotecki
2017 Maria de Jesus dos Santos Santana A Formação de Professores de matemática na Resolução de Problemas
Orientadores: Maria Cristina Elyote Marques Santos, Elsa Fernandes
2017 Priscilla Mayara de Andrade Quaresma A dimensão pessoal na formação de professores: uma vivência na educação infantil
Orientadores: Nuno Fraga, Gilvaneide Ferreira de Oliveira
2017 Sofia Marlene Quintal Camacho (Contra)Tempos da profissão docente. Docentes sem código? O lugar da Deontologia na supervisão pedagógica.
Orientadores: Nuno Fraga
2016 Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de Matos A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: divergências e convergências – estudo de caso numa escola básica da RAM
Orientadores: Alice Maria Justa Ferreira Mendonça
2016 Maria Violante Rosa Domingues O Bem-estar Docente Percebido – a importância da Supervisão e Orientação Pedagógica
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2015 Maria Dória Andrade Cardoso A Supervisão Pedagógica e a Avaliação de Desempenho Docente: Função Supervisiva do Coordenador de Departamento Curricular- Possibilidades e Constrangimentos
Orientadores: Fernando Luís de Sousa Correia
2015 Sónia A. Cunha Rodrigues O Supervisor Pedagógico e as suas representações. Um estudo de caso múltiplo entre Portugal e Bélgica.
Orientadores: Nuno Fraga
2014 Eva Sandrina Sousa Perregil O Papel do Supervisor Pedagógico na Avaliação de Desempenho dos Educadores de Infância na R.A.M
Orientadores: Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia
2013 Liliana Maria Henriques Parracho O papel da supervisão pedagógica na construção do currículo da educação pré-escolar.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2013 Carmen Maria Antunes Rodrigues Marques Silva O impacto dos Exames Nacionais de Matemática do 9º ano nas práticas de ensino e de avaliação dos docentes.
Orientadores: Sónia Seixas, Gracinda Hamido
2013 Ana Rita Ferreira Barbosa Desenvolvimento da Identidade Profissional na Formação Inicial dos Educadores de Infância.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2013 Cláudia Sofia Duarte Lopes Competencialização dos Educadores de Infância para o trabalho em creche nos processos de adaptação decorrentes da Declaração de Bolonha.
Orientadores: Sónia Seixas, Gracinda Hamido
2013 Marisa Cordeiro Soares Duarte Janino Nunes O Papel da Formação na Construção da Identidade Profissional: O Caso da Inspeção da Educação.
Orientadores: Maria João Cardona
2013 Maria Margarida Jorge Gonçalves Coelho d'Almeida Lopes Análise de um Modelo de Supervisão: Contributos para uma Práxis Reflexiva, Colegial e Avaliativa
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2013 Maria Manuel de Matos Salgueiro Gorgulho Contributos da Supervisão para a Dialógica e o Trabalho Colaborativo: Estudo de um caso
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2013 Maria da Conceição Rosa Matos Identidade profissional: como se veem os professores na Escola atual
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2012 Carlos Manuel Correia dos Reis Contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para a formação integral dos alunos.
Orientadores: Ramiro Marques
2012 Carla Sofia Marques Ferreira Supervisão Pedagógica e Domínio Criativo na Educação
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2012 Ana Cristina Nunes Duarte Grupos de Proficiência Aplicada: entre o heterogéneo e o homogéneo. Uma nova organização das aprendizagens em sala de aula.
Orientadores: Paulo Dias
2012 Isabel Maria Alves Correia A influência do contexto educativo, no desenvolvimento profissional. A realidade de uma instituição de educação de infância.
Orientadores: Maria João Cardona
2012 Roberto Carlos Macedo Azevedo Produção escrita no 1ºciclo: espelho da formação de professores?
Orientadores: Madalena Teixeira
2012 Maria Eduarda Campos Teixeira Silva A Supervisão Pedagógica como reguladora do Sucesso Escolar.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2012 Ana Cristina Pires Vasconcelos O lugar da supervisão pedagógica na avaliação de professores.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Maria Manuela Mendes Gonçalves Da energia eléctrica à aula de Educação Tecnológica.
Orientadores: Madalena Teixeira
2011 Maria Clarinda Vassalo Marques Duarte A supervisão pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: análise de práticas de gestão intermédia em contexto social urbano.
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2011 Ana Cristina dos Santos de Brito Nogueira Supervisão Pedagógica e Bem-Estar Docente
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2011 Ilda Maria Marques das Neves Práticas de Gestão Curricular no Primeiro Ciclo: Contributos para o atendimento às diversidades no interior da turma.
Orientadores: Ramiro Marques
2011 Maria do Céu Fernandes Vicente Supervisão e Avaliação de Professores em Portugal: Análise de uma realidade.
Orientadores: Maria João Cardona
2011 Zulmira Henriques Lopes Martins Supervisão e cultura profissional de formação. Supervisão em contexto escolar. Um estudo de caso.
Orientadores: Maria João Cardona
2011 Nélia Maria Sequeira Ferreira Dos Manuais Escolares à promoção do desenvolvimento de competências de escrita.
Orientadores: Madalena Teixeira
2011 Helda Maria Carvalho Basílio O Papel do Supervisor Pedagógico na transição do pré-escolar para o 1º ciclo nas escolas de 1ºciclo com pré-escolar do Concelho de Santa Cruz Madeira.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Betty Concepcion Gonçalves Gomes da Silva Diferenciação Pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: O Contributo da Formação Contínua de Professores.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Elvira Maria Chaves Correia Escola a Tempo Inteiro: (des) encanto curricular. Que Práticas de Colaboração Docente?
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Maria Filomena Fazendo dos Reis O espaço na sala de aula como estratégia de aprendizagem.
Orientadores: Madalena Teixeira
2011 Andreia Rubina Pestana Figueira O papel do Director de Escola na Construção de uma Escola Supervisiva e Reflexiva. Um estudo de caso.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Francisco Salgueiro de Oliveira A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Patrícia Filipa Luís Pimenta A Parceria Pais-Professores: um contributo para a formação de Professores. A visão parental e a visão docente numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Simone Verónica Serrão dos Santos O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica: estratégias e obstáculos.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Maria Alexandra da Costa Pina Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes – que impacto na formação inicial dos educadores de infância?
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Ana Isabel Teixeira Barros A Supervisão Pedagógica no Contexto Escolar: Uma Prática em Transformação?
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Célia Magda Barros Pestana Fragoeiro Formação Contínua dos Docentes – Entre a Lógica da Oferta e a Lógica da Procura.
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2011 Maria Adelaide Ribeiro Supervisão e Inovação Pedagógicas em Contexto de Estágio: Tensões e Relações.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Maria Isabel de Ponte Garcês Supervisão Pedagógica e Inspecção Geral de Educação: que articulação no Pré-Escolar e 1º Ciclo? - Um Estudo de Caso na RAM.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Marisol Pestana Pestana As representações sociais dos educadores de infância sobre a supervisão pedagógica. Um estudo de caso no Concelho de Câmara de Lobos.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Cristina Maria Pereira de Sá Supervisão Pedagógica: Monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar.
Orientadores: Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
2011 Maria do Carmo Fernandes Góis Nunes Escola a tempo inteiro e formação de professores – qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2010 Júlio José Pires Cardoso O trabalho colaborativo dos professores do Terceiro Ciclo no Concelho do Cartaxo: Que percepções e que práticas?
Orientadores:
2010 Ricardino Ferreira da Cruz A avaliação de desempenho do pessoal docente. Um estudo no Concelho de Santarém.
Orientadores: Pedro Guilherme Rocha dos Reis
2010 Maria José Marques Cabral Calheiros Interacções Educador-Criança. Que relevância na prática pedagógica?
Orientadores: Sónia Seixas
2010 Olímpia Maria Ferreira Simião Caleidoscópio da Educação para os valores: os contos tradicionais. Seus contributos na Educação dos valores.
Orientadores: Ramiro Marques
2010 Helena Paula Gonçalves Berenguer da Silva A elegibilidade na sinalização dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e o Processo de Supervisão
Orientadores: Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
2006 Ana Lídia Vieira Brazão Aveiro A influência da formação inicial na prática docente diária, na área das novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo de caso
Orientadores: João Filipe Matos
2006 Maria Celeste Silva Jardim A organização do espaço educativo: contributo para a compreensão da qualidade da intervenção pedagógica no ensino pré-escolar público. Região Autónoma da Madeira – concelho do Funchal
Orientadores:
2006 Rita Maria Escórcio Faria A matemática e a escola: contributo para a compreensão do desempenho escolar na Região Autónoma da Madeira
Orientadores:
2006 Maria Lurdes de Caires Luís Ascensão Gomes As práticas supervisivas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário na Região Autónoma da Madeira
Orientadores:
2006 Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia O pensamento e a prática do supervisor. Um contributo para a formação de educadores de infância
Orientadores: João Filipe Matos
2006 Luís Artur Freitas Ramos A Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realidade dos professores
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2006 Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira Tornar-se educador: O impacto com a realidade docente
Orientadores: Maria Ângela Rodrigues
2006 Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia Projecto Curricular de Escola. Um desafio à organização curricular da escola. Um estudo em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2005 Luzia da Conceição Sousa Almeida Necessidades de Formação dos supervisores cooperantes das licenciaturas de 1º ciclo do ensino básico
Orientadores: Maria Ângela Rodrigues
2005 Maria da Conceição Figueira de Sousa A Aprendizagem Precoce das Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico e Formação de Professores
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2004 Liliana Maria Gonçalves Rodrigues Sobre a Objectividade Subjectiva na Educação (Reflexão Sobre Supervisão Pedagógica)
Orientadores:
2004 Fernando Luís de Sousa Correia Inteligência Conectiva Formação e Desenvolvimento. Análise de um Programa de Formação de Professores
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2004 Glória Josefina Rodrigues Leça Gonçalves Colaboração e Educação: Colaboração entre Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. Influências no Desenvolvimento Profissional e no Desenvolvimento Curricular
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2004 João Brazão de Gouveia Apoios Pedagógicos (Aos alunos com dificuldades de aprendizagem)
Orientadores: Jesus Maria Sousa
2004 João Manuel Teixeira Nunes Viveiros Aprendizagem significativa e supervisão: estudo exploratório de caracterização de um processo de mudança de práticas de um professor
Orientadores: Maria Amélia Lopes
2004 Maria Lúcia de Sousa Henriques Fragoeiro A Importância da Educação Sexual na Formação dos Docentes - Pré-Escolar e 1º Ciclo
Orientadores: Agostinho Dias Ribeiro
2004 Maria José de Jesus Camacho Professores em início de carreira: horizontes de desenvolvimento, inovação e mudanças na formação de professores
Orientadores: Maria Ângela Rodrigues
2004 Maria Manuela Vieira Teixeira Pereira Um olhar para uma nova perspectiva na Educação- Formação de Adultos- Análise das Práticas e Necessidades de Formação dos Professores, do Ensino Básico Recorrente na Região Autónoma da Madeira
Orientadores: João Filipe Matos
2004 Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira Formação contínua de professores em educação sexual: percepções de professores as acções de formação e factores que têm influenciado a sua prática pedagógica. Um contributo para a efectiva implementação da educação sexual nos ensinos básicos – 2º e 3º ciclos e secundário
Orientadores: Agostinho Dias Ribeiro
2004 Maria Beatriz Bernardo Ferreira Convergências e divergências entre o discurso científico e o discurso dos professores no que se refere aos problemas atencionais na aprendizagem: um estudo exploratório no 1º ciclo do ensino básico
Orientadores: Agostinho Dias Ribeiro