Ano | Aluno | Tema |
---|---|---|
2017 | Cláudia Renata de Freitas Castro |
Abrir Horizontes à Supervisão Pedagógica: Ambientes Não Formais de Educação e Formação – Supervisão na Guarda Nacional Republicana
Orientadores:
Nuno Fraga
|
2016 | Maria Isabel Chaves de Castro Freire Canha |
Reflexão partilhada entre pares pedagógicos na Educação de Infância. Contributos para a (re) construção da profissionalidade docente.
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
|
2016 | Maria Helena Freire Berenguer |
Supervisão Pedagógica nas práticas de Expressão Plástica, 1.º CEB. Que contributos? Um estudo em escolas da RAM
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
|
2016 | Maria do Carmo Martins da Silva F. Chaves |
A Avaliação do Desempenho Docente – (Im)Possibilidades de Desenvolvimento Profissional. Estudo de caso numa escola secundária.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2016 | Edilce Brito Monteiro |
A formação do professor de Ginástica Artística
Orientadores:
Élvio Rúbio Gouveia, Claudio Luiz Meireles
|
2016 | Fred Jorge Parente Saraiva |
A importância da prática na construção da identidade profissional dos professores de Educação Física.
Orientadores:
Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Hélder Lopes
|
2016 | Luzivânio de Oliveira Silva |
Linguagem e Cultura na Formação do Professor
Orientadores:
Alice Maria Justa Ferreira Mendonça, Maria Isabel Nascimento Ledes
|
2016 | Maria do Carmo Carvalho Santos |
O Supervisor Enquanto Formador
Orientadores:
Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia, Maria Cristina Elyote Marques Santos
|
2016 | Maria do Carmo Cavalcanti |
Formação continuada docente: Questões da avaliação discente.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Maria Cristina Elyote Marques Santos
|
2013 | Elisabete Cristina Antunes Sequeira Anita |
Supervisão Pedagógica num contexto de formação contínua. Contributos para a (re)construção da profissionalidade docente. Estudo de caso numa escola do 1º ciclo da RAM.
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
|
2013 | Emília Patrícia Mendonça Spínola |
A avaliação do desempenho docente. Constrangimentos e representações dos intervenientes. Um estudo na Região Autónoma da Madeira.
Orientadores:
António Maria Veloso Bento
|
2013 | Fátima Joselina Rocha Gonçalves |
A colaboração em contexto de formação inicial. Que cenários?
Orientadores:
Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira
|
2013 | Lígia Maria Rodrigues de Sousa Joaquim |
A Supervisão Pedagógica na construção do currículo da Educação Profissional: Estudo de Caso numa escola profissional.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2013 | Marta Susana Freitas Marques Sena |
O Coordenador de Departamento - Um agente supervisivo? Estudo de caso no departamento de línguas de uma escola secundária.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
Ano | Aluno | Tema |
---|---|---|
2020 | Cristiane Feitosa Lins |
Formação de professores de Educação Física: o papel da Extensão Universitária
Orientadores:
Gilvaneide Ferreira de Oliveira, José António Cardoso
|
2020 | Luciana Maria da Silva |
Diversidade Cultural: o lugar dos etnossaberes na formação do professor
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Maria Isabel Nascimento Ledes
|
2020 | Maria Bernardete Pereira de Sousa |
Indisciplina escolar e formação do professor
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia, Maria Isabel Nascimento Ledes
|
2020 | Maria Dulcinete Freitas |
Saber científico e etnossaberes na formação de professores da Tribo Xukuru
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Maria Cristina Elyote Marques Santos
|
2019 | Thereza Roberta Andrade de Barros |
A Formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo intercultural
Orientadores:
Ana Maria França Freitas Kot-kotecki, Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti
|
2019 | Mariana Filipa Nascimento Rodrigues |
Supervisão Pedagógica em contextos não formais de educação sénior: que contributos? Um estudo numa Universidade Sénior da RAM
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
|
2017 | Liliana Andreia Batista Guerra |
O papel da Supervisão Pedagógica na mudança paradigmática da prática educativa: A Filosofia no centro do currículo,
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2017 | Márcio Paulino Nóbrega de Freitas |
O Supervisor Pedagógico e a (In)Disciplina na Escola: representações, relações e contributos
Orientadores:
António Maria Veloso Bento
|
2017 | Sara Carolina Granito Ferreira |
Os Processos de Supervisão Pedagógica: Um estudo de caso numa escola pública e numa escola privada na R.A.M.
Orientadores:
Ana Maria França Freitas Kot-kotecki
|
2017 | Maria de Jesus dos Santos Santana |
A Formação de Professores de matemática na Resolução de Problemas
Orientadores:
Maria Cristina Elyote Marques Santos, Elsa Fernandes
|
2017 | Priscilla Mayara de Andrade Quaresma |
A dimensão pessoal na formação de professores: uma vivência na educação infantil
Orientadores:
Nuno Fraga, Gilvaneide Ferreira de Oliveira
|
2017 | Sofia Marlene Quintal Camacho |
(Contra)Tempos da profissão docente. Docentes sem código? O lugar da Deontologia na supervisão pedagógica.
Orientadores:
Nuno Fraga
|
2016 | Fabiana Isabel Marques Cardoso Andrade de Matos |
A supervisão pedagógica na coordenação dos departamentos curriculares: divergências e convergências – estudo de caso numa escola básica da RAM
Orientadores:
Alice Maria Justa Ferreira Mendonça
|
2016 | Maria Violante Rosa Domingues |
O Bem-estar Docente Percebido – a importância da Supervisão e Orientação Pedagógica
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2015 | Maria Dória Andrade Cardoso |
A Supervisão Pedagógica e a Avaliação de Desempenho Docente: Função Supervisiva do Coordenador de Departamento Curricular- Possibilidades e Constrangimentos
Orientadores:
Fernando Luís de Sousa Correia
|
2015 | Sónia A. Cunha Rodrigues |
O Supervisor Pedagógico e as suas representações. Um estudo de caso múltiplo entre Portugal e Bélgica.
Orientadores:
Nuno Fraga
|
2014 | Eva Sandrina Sousa Perregil |
O Papel do Supervisor Pedagógico na Avaliação de Desempenho dos Educadores de Infância na R.A.M
Orientadores:
Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia
|
2013 | Liliana Maria Henriques Parracho |
O papel da supervisão pedagógica na construção do currículo da educação pré-escolar.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2013 | Carmen Maria Antunes Rodrigues Marques Silva |
O impacto dos Exames Nacionais de Matemática do 9º ano nas práticas de ensino e de avaliação dos docentes.
Orientadores:
Sónia Seixas, Gracinda Hamido
|
2013 | Ana Rita Ferreira Barbosa |
Desenvolvimento da Identidade Profissional na Formação Inicial dos Educadores de Infância.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2013 | Cláudia Sofia Duarte Lopes |
Competencialização dos Educadores de Infância para o trabalho em creche nos processos de adaptação decorrentes da Declaração de Bolonha.
Orientadores:
Sónia Seixas, Gracinda Hamido
|
2013 | Marisa Cordeiro Soares Duarte Janino Nunes |
O Papel da Formação na Construção da Identidade Profissional: O Caso da Inspeção da Educação.
Orientadores:
Maria João Cardona
|
2013 | Maria Margarida Jorge Gonçalves Coelho d'Almeida Lopes |
Análise de um Modelo de Supervisão: Contributos para uma Práxis Reflexiva, Colegial e Avaliativa
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2013 | Maria Manuel de Matos Salgueiro Gorgulho |
Contributos da Supervisão para a Dialógica e o Trabalho Colaborativo: Estudo de um caso
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2013 | Maria da Conceição Rosa Matos |
Identidade profissional: como se veem os professores na Escola atual
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2012 | Carlos Manuel Correia dos Reis |
Contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para a formação integral dos alunos.
Orientadores:
Ramiro Marques
|
2012 | Carla Sofia Marques Ferreira |
Supervisão Pedagógica e Domínio Criativo na Educação
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2012 | Ana Cristina Nunes Duarte |
Grupos de Proficiência Aplicada: entre o heterogéneo e o homogéneo. Uma nova organização das aprendizagens em sala de aula.
Orientadores:
Paulo Dias
|
2012 | Isabel Maria Alves Correia |
A influência do contexto educativo, no desenvolvimento profissional. A realidade de uma instituição de educação de infância.
Orientadores:
Maria João Cardona
|
2012 | Roberto Carlos Macedo Azevedo |
Produção escrita no 1ºciclo: espelho da formação de professores?
Orientadores:
Madalena Teixeira
|
2012 | Maria Eduarda Campos Teixeira Silva |
A Supervisão Pedagógica como reguladora do Sucesso Escolar.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2012 | Ana Cristina Pires Vasconcelos |
O lugar da supervisão pedagógica na avaliação de professores.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Maria Manuela Mendes Gonçalves |
Da energia eléctrica à aula de Educação Tecnológica.
Orientadores:
Madalena Teixeira
|
2011 | Maria Clarinda Vassalo Marques Duarte |
A supervisão pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: análise de práticas de gestão intermédia em contexto social urbano.
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2011 | Ana Cristina dos Santos de Brito Nogueira |
Supervisão Pedagógica e Bem-Estar Docente
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2011 | Ilda Maria Marques das Neves |
Práticas de Gestão Curricular no Primeiro Ciclo: Contributos para o atendimento às diversidades no interior da turma.
Orientadores:
Ramiro Marques
|
2011 | Maria do Céu Fernandes Vicente |
Supervisão e Avaliação de Professores em Portugal: Análise de uma realidade.
Orientadores:
Maria João Cardona
|
2011 | Zulmira Henriques Lopes Martins |
Supervisão e cultura profissional de formação. Supervisão em contexto escolar. Um estudo de caso.
Orientadores:
Maria João Cardona
|
2011 | Nélia Maria Sequeira Ferreira |
Dos Manuais Escolares à promoção do desenvolvimento de competências de escrita.
Orientadores:
Madalena Teixeira
|
2011 | Helda Maria Carvalho Basílio |
O Papel do Supervisor Pedagógico na transição do pré-escolar para o 1º ciclo nas escolas de 1ºciclo com pré-escolar do Concelho de Santa Cruz Madeira.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Betty Concepcion Gonçalves Gomes da Silva |
Diferenciação Pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: O Contributo da Formação Contínua de Professores.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Elvira Maria Chaves Correia |
Escola a Tempo Inteiro: (des) encanto curricular. Que Práticas de Colaboração Docente?
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Maria Filomena Fazendo dos Reis |
O espaço na sala de aula como estratégia de aprendizagem.
Orientadores:
Madalena Teixeira
|
2011 | Andreia Rubina Pestana Figueira |
O papel do Director de Escola na Construção de uma Escola Supervisiva e Reflexiva. Um estudo de caso.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Francisco Salgueiro de Oliveira |
A voz dos alunos como potencial transformador da formação e prática dos professores.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Patrícia Filipa Luís Pimenta |
A Parceria Pais-Professores: um contributo para a formação de Professores. A visão parental e a visão docente numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Simone Verónica Serrão dos Santos |
O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica: estratégias e obstáculos.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Maria Alexandra da Costa Pina |
Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes – que impacto na formação inicial dos educadores de infância?
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Ana Isabel Teixeira Barros |
A Supervisão Pedagógica no Contexto Escolar: Uma Prática em Transformação?
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Célia Magda Barros Pestana Fragoeiro |
Formação Contínua dos Docentes – Entre a Lógica da Oferta e a Lógica da Procura.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2011 | Maria Adelaide Ribeiro |
Supervisão e Inovação Pedagógicas em Contexto de Estágio: Tensões e Relações.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Maria Isabel de Ponte Garcês |
Supervisão Pedagógica e Inspecção Geral de Educação: que articulação no Pré-Escolar e 1º Ciclo? - Um Estudo de Caso na RAM.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Marisol Pestana Pestana |
As representações sociais dos educadores de infância sobre a supervisão pedagógica. Um estudo de caso no Concelho de Câmara de Lobos.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Cristina Maria Pereira de Sá |
Supervisão Pedagógica: Monitorização das competências comunicacionais no contexto escolar.
Orientadores:
Liliana Maria Gonçalves Rodrigues
|
2011 | Maria do Carmo Fernandes Góis Nunes |
Escola a tempo inteiro e formação de professores – qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2010 | Júlio José Pires Cardoso |
O trabalho colaborativo dos professores do Terceiro Ciclo no Concelho do Cartaxo: Que percepções e que práticas?
Orientadores:
|
2010 | Ricardino Ferreira da Cruz |
A avaliação de desempenho do pessoal docente. Um estudo no Concelho de Santarém.
Orientadores:
Pedro Guilherme Rocha dos Reis
|
2010 | Maria José Marques Cabral Calheiros |
Interacções Educador-Criança. Que relevância na prática pedagógica?
Orientadores:
Sónia Seixas
|
2010 | Olímpia Maria Ferreira Simião |
Caleidoscópio da Educação para os valores: os contos tradicionais. Seus contributos na Educação dos valores.
Orientadores:
Ramiro Marques
|
2010 | Helena Paula Gonçalves Berenguer da Silva |
A elegibilidade na sinalização dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e o Processo de Supervisão
Orientadores:
Sónia Maria Gomes Alexandre Galinha
|
2006 | Ana Lídia Vieira Brazão Aveiro |
A influência da formação inicial na prática docente diária, na área das novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo de caso
Orientadores:
João Filipe Matos
|
2006 | Maria Celeste Silva Jardim |
A organização do espaço educativo: contributo para a compreensão da qualidade da intervenção pedagógica no ensino pré-escolar público. Região Autónoma da Madeira – concelho do Funchal
Orientadores:
|
2006 | Rita Maria Escórcio Faria |
A matemática e a escola: contributo para a compreensão do desempenho escolar na Região Autónoma da Madeira
Orientadores:
|
2006 | Maria Lurdes de Caires Luís Ascensão Gomes |
As práticas supervisivas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário na Região Autónoma da Madeira
Orientadores:
|
2006 | Eva Natália de Jesus Buraco Gouveia |
O pensamento e a prática do supervisor. Um contributo para a formação de educadores de infância
Orientadores:
João Filipe Matos
|
2006 | Luís Artur Freitas Ramos |
A Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realidade dos professores
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2006 | Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira |
Tornar-se educador: O impacto com a realidade docente
Orientadores:
Maria Ângela Rodrigues
|
2006 | Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia |
Projecto Curricular de Escola. Um desafio à organização curricular da escola. Um estudo em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da RAM
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2005 | Luzia da Conceição Sousa Almeida |
Necessidades de Formação dos supervisores cooperantes das licenciaturas de 1º ciclo do ensino básico
Orientadores:
Maria Ângela Rodrigues
|
2005 | Maria da Conceição Figueira de Sousa |
A Aprendizagem Precoce das Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico e Formação de Professores
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2004 | Liliana Maria Gonçalves Rodrigues |
Sobre a Objectividade Subjectiva na Educação (Reflexão Sobre Supervisão Pedagógica)
Orientadores:
|
2004 | Fernando Luís de Sousa Correia |
Inteligência Conectiva Formação e Desenvolvimento. Análise de um Programa de Formação de Professores
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2004 | Glória Josefina Rodrigues Leça Gonçalves |
Colaboração e Educação: Colaboração entre Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. Influências no Desenvolvimento Profissional e no Desenvolvimento Curricular
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2004 | João Brazão de Gouveia |
Apoios Pedagógicos (Aos alunos com dificuldades de aprendizagem)
Orientadores:
Jesus Maria Sousa
|
2004 | João Manuel Teixeira Nunes Viveiros |
Aprendizagem significativa e supervisão: estudo exploratório de caracterização de um processo de mudança de práticas de um professor
Orientadores:
Maria Amélia Lopes
|
2004 | Maria Lúcia de Sousa Henriques Fragoeiro |
A Importância da Educação Sexual na Formação dos Docentes - Pré-Escolar e 1º Ciclo
Orientadores:
Agostinho Dias Ribeiro
|
2004 | Maria José de Jesus Camacho |
Professores em início de carreira: horizontes de desenvolvimento, inovação e mudanças na formação de professores
Orientadores:
Maria Ângela Rodrigues
|
2004 | Maria Manuela Vieira Teixeira Pereira |
Um olhar para uma nova perspectiva na Educação- Formação de Adultos- Análise das Práticas e Necessidades de Formação dos Professores, do Ensino Básico Recorrente na Região Autónoma da Madeira
Orientadores:
João Filipe Matos
|
2004 | Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira |
Formação contínua de professores em educação sexual: percepções de professores as acções de formação e factores que têm influenciado a sua prática pedagógica. Um contributo para a efectiva implementação da educação sexual nos ensinos básicos – 2º e 3º ciclos e secundário
Orientadores:
Agostinho Dias Ribeiro
|
2004 | Maria Beatriz Bernardo Ferreira |
Convergências e divergências entre o discurso científico e o discurso dos professores no que se refere aos problemas atencionais na aprendizagem: um estudo exploratório no 1º ciclo do ensino básico
Orientadores:
Agostinho Dias Ribeiro
|