Ana Isabel Teixeira Barros Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Supervisão Pedagógica no Contexto Escolar: Uma Prática em Transformação?

Face às crescentes transformações e desafios a que a área da educação está sujeita actualmente, este estudo, de natureza qualitativa permitiu compreender que as perspectivas associadas a esta temática se encaminham na crescente relevância atribuída sobretudo ao papel dos supervisores, considerados como impulsionadores de práticas educativas inovadoras. Na presente dissertação abordaram-se as perspectivas que os supervisores científicos, supervisores cooperantes e alunas estagiárias do curso de Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira, têm relativamente às noções de supervisão e inovação no âmbito da formação de professores. A recolha de dados baseou-se na realização de entrevistas semi estruturadas consolidada por uma análise de conteúdo das mesmas, assim como numa análise documental ao plano de estudos do referido curso. Em relação ao binómio supervisão /inovação, evidenciou-se que vai assumindo progressivamente um papel activo na organização, reflexão e desenvolvimento de competências pedagógicas, didácticas e pessoais de todos os intervenientes no processo de formação de professores.