Zulmira Henriques Lopes Martins Mestrado em Supervisão Pedagógica

Supervisão e cultura profissional de formação. Supervisão em contexto escolar. Um estudo de caso.

Para perspectivar o interesse estratégico da supervisão pedagógica é necessário compreender a sua emergência no âmbito de uma cultura formativa com centro na escola, que tem vindo a investir no papel das estruturas intermédias de gestão. Ao caracterizar, numa escola secundária, as dinâmicas criadas pela supervisão pedagógica enquanto dispositivo multi-modal, de actuação integral e contínua, o propósito deste estudo é avaliar as suas potencialidades para se constituir como estruturante da acção dos departamentos curriculares, e, por consequência, dimensionar o seu impacto no desempenho docente e na organização escolar que se quer viveiro de uma profissionalidade e de uma cultura organizacional exigentes. Uma revisão da literatura convida a reflectir sobre dimensões específicas do conceito de supervisão pedagógica com a finalidade abordar o processo que acompanha a implementação de práticas inovadoras, emergentes do conceito de escola como organização aprendente. Processo que se procura descrever e interpretar através de metodologias de abordagem qualitativa, como o estudo de caso e a técnica de entrevista. Ou seja, ir da malha em que se detecta o pulsar e a dinâmica estrutural dos sistemas – os modos de acção colectiva, ao que identifica o modo como, os indivíduos/ os actores, num contexto histórico e local, encontram soluções que radicam em capacidades, recursos e interacções que são específicos, e manifestam a vida como construção, artefacto social de causalidade complexa, a que subjaz uma intencionalidade/ estratégia. Portanto, a focagem na acção do departamento curricular como estrutura de coordenação e supervisão pedagógica e no papel do coordenador, por pressuporem um modelo paradigmático de funcionamento da escola, contribui para clarificar práticas, percepções, concepções, expectativas e preocupações. Compreender o seu papel no desenvolvimento das práticas curriculares fornece um sistema de compreensão mais abrangente sobre uma mudança estrutural no desempenho da própria organização escolar, expressão da crescente descentralização do ensino e autonomia da escola. Como em qualquer trabalho de investigação, os resultados apresentados, aferem da prossecução dos objectivos, apontando para um estado incipiente de desenvolvimento das práticas de supervisão pedagógica e da cultura formativa em que emergem. Impõem também uma reflexão sobre os condicionalismos inerentes à construção de um estudo que se deseja portador de uma perspectiva nova, apesar de circunscrito a conjecturas iniciais, a uma metodologia de referência, à natureza complexa do objecto de estudo e ainda à vivência de um período conturbado de mudanças, designadamente do modelo de gestão e administração escolares e do modelo avaliação de desempenho docente. Palavras-chave: Supervisão pedagógica; Gestão curricular; Trabalho colaborativo; Formação; Desenvolvimento profissional.