Sofia Marlene Quintal Camacho Mestrado em Supervisão Pedagógica

(Contra)Tempos da profissão docente. Docentes sem código? O lugar da Deontologia na supervisão pedagógica.

O presente estudo de natureza qualitativa pretende através de uma metodologia de estudo de caso, das técnicas e dos instrumentos de recolha de dados, nomeadamente entrevistas, inquéritos por questionário, análise documental e com as técnicas de análise de dados: triangulação e análise de conteúdo, dar a conhecer as opiniões de três responsáveis políticos na área da educação e seis professores dos diferentes ciclos de ensino, sobre as vantagens e desvantagens da existência de um código deontológico profissional docente e a supervisão pedagógica.

Fatores como as mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos, devido à evolução tecnológica e ao fenómeno da globalização, levaram a transformações significativas na sociedade e consequentemente na educação. Com tais mutações constantes na educação, o conceito de supervisão tem sofrido uma evolução ao longo dos anos. Até meados do século XX, a supervisão era encarada com um foro inspetivo, o que se alterou a partir da década de oitenta.

Sendo os supervisores, auxiliares da prática docente, cabe à escola reger-se pelos valores da ética, da moral e da deontologia necessários a uma sociedade que se diz democrática. Todavia, os docentes não possuem um código deontológico profissional onde estejam patentes os deveres e os direitos a nortearem a sua prática profissional/pedagógica. Nesta linha de pensamento ao não existir um código de conduta, os profissionais de educação sentem-se desvalorizados? Que vantagens e desvantagens se opõem à existência de um código?

Pelo presente estudo, pode-se concluir que hoje em dia, a supervisão pedagógica surge em contexto sala de aula com o intuito de dinamizar a colaboração entre docente e supervisor, em prol de um melhor desempenho da prática profissional. Os sujeitos da investigação concordam e realçam a necessidade da existência de um código deontológico profissional docente, para a melhoria da ação pedagógica.

Palavras-chave: Código Deontológico, Ética, Supervisão Pedagógica, Educação, Investigação Qualitativa