Sara Carolina Granito Ferreira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Os Processos de Supervisão Pedagógica: Um estudo de caso numa escola pública e numa escola privada na R.A.M.

O presente trabalho tem como objetivo principal dar uma visão mais ampla sobre a importância da Supervisão Pedagógica em duas instituições de educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), sendo que uma é do sector público e outra do sector privado.

O meu trabalho incidiu numa investigação científica, de natureza qualitativa, onde foram entrevistados dois diretores e dois supervisores de duas escolas de ensino básico, de natureza pública e privada, de dois diferentes estabelecimentos, através de entrevistas semiestruturadas.

Após uma recolha efetiva dos dados procedi à análise dos mesmos utilizando uma perspetiva qualitativa do tipo descritivo, através do apuramento dos dados recolhidos entre as quatro entrevistas e subsequentemente o cruzamento entre os dados das entrevistas e os dados que foram recolhidos a priori para a análise de conteúdo.

O objetivo deste trabalho é encontrar as variações inerentes aos processos da Supervisão Pedagógica e a sua relação com o desempenho da carreira docente em ambos os sectores público e privado, visando o discurso oficial e verificando a existência de alguma concomitância entre o que foi preconizado na teoria dos Modelos da Supervisão Pedagógica e na sua prática.

Como sabemos, cada vez é maior a complexidade da sociedade vigente e subsequentemente maior a complexidade das escolas, conceitos que se interligam pois uma está inerente à outra sendo que funcionam em “consonância”. A Supervisão não será uma “panaceia” mas poderá com certeza ajudar a colmatar algumas das lacunas que persistem no tempo.

Palavras – Chave: Supervisão Pedagógica; Papel do Supervisor; Sector Privado, Sector Público.