Maria do Carmo Fernandes Góis Nunes Mestrado em Supervisão Pedagógica

Escola a tempo inteiro e formação de professores – qual o contributo no desenvolvimento de competências das crianças em idade pré-escolar da Região Autónoma da Madeira (RAM)?

A Educação Pré-escolar é um pilar fundamental no desenvolvimento de competências das crianças, sejam elas científicas, sociais ou pessoais. Neste contexto, surge a escola como entidade que pressupõe uma complexa organização, com responsabilidades educativas e sociais. Dentro desta linha de pensamento, foram criadas, na Região Autónoma da Madeira, as Escolas a Tempo Inteiro, numa tentativa de inovar o modelo de escola de primeiro ciclo até então existente, e com o objectivo responder às necessidades das famílias e combater as assimetrias sociais. Esta nova realidade pressupõe, por parte de toda a comunidade educativa e em particular dos docentes, uma adaptação pessoal e profissional. Assim, constitui objectivo principal deste estudo abordar a organização e o funcionamento da Educação Pré-escolar no contexto da Escola a Tempo Inteiro (ETI) na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como a formação inicial e contínua dos docentes que leccionam nessas escolas, por forma a reflectir sobre o contributo destes factores no desenvolvimento de competências dos alunos. O plano metodológico para a realização deste estudo passou por um enquadramento teórico, onde se procurou entender a problemática proposta, no âmbito da ETI, da formação docente e das competências a desenvolver na Educação Pré-escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação foi desenvolvida numa metodologia qualitativa com características etnográficas e teve como objectivo compreender a perspectiva dos docentes em relação a esta temática. O estudo empírico centrou-se numa escola a Tempo Inteiro do Concelho do Funchal, e foram utilizados como instrumento de recolha de dados oito entrevistas e observação participante numa sala de Educação Pré-escolar. Os resultados da investigação sugerem que a Escola a Tempo Inteiro propicia condições facilitadoras para o desenvolvimento de competências das crianças em idade Pré-escolar. Contudo, destacam a necessidade de se repensar o tempo excessivo que as crianças passam na escola. Quanto à formação docente - inicial e contínua - conclui-se que os docentes nem sempre sentem que as competências profissionais resultantes dessa formação revertem em saberes que se adequam às necessidades da ETI e das crianças da Educação Pré-escolar. Nesse sentido, sugerem um repensar das práticas a partir de uma reflexão conjunta dentro da própria escola. Palavras-chave: Escola a Tempo Inteiro, Educação Pré-escolar, formação de professores, desenvolvimento de competências, aprendizagem.