Márcio Paulino Nóbrega de Freitas Mestrado em Supervisão Pedagógica

O Supervisor Pedagógico e a (In)Disciplina na Escola: representações, relações e contributos

Esta investigação fundamenta-se na problemática da indisciplina; aponta a indisciplina como um fenómeno iminente nas escolas, gerador de uma atmosfera de insegurança, que corrompe as condições de aprendizagem, que ofende a dignidade de professores e funcionários, compromete o seu desempenho e cria ansiedade nos pais.

Este conhecimento empírico conduz ao problema de investigação: o acompanhamento e orientação colaborativa dos professores por um supervisor pedagógico, dinamizador da prática e do conhecimento metodológicos para a excelência na gestão disciplinar, são favoráveis à diminuição da ocorrência de situações de indisciplina na escola?

Uma investigação que considera como universo de estudo os professores e diretores de Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Ensino Público da Região Autónoma da Madeira, por recurso a uma amostra aleatória, na qual são utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e o guião de entrevista. O tratamento e análise de dados são realizados num plano misto de correlação das metodologias quantitativa e qualitativa, com vista aos seguintes objetivos: obter as representações dos professores sobre o fenómeno de indisciplina (causas, indicadores/manifestações, soluções); conhecer as estratégias, os mecanismos e/ou os instrumentos criados e operacionalizados nas escolas com vista à gestão da disciplina; definir o perfil ideal de supervisor pedagógico capaz de auxiliar, criteriosamente, na construção da disciplina escolar; determinar o âmbito de atuação e/ou nível de interferência do supervisor pedagógico de modo a ser um contributo para a construção da disciplina na escola.

Um estudo que permitiu concluir que a indisciplina está presente nas escolas de Primeiro Ciclo do Ensino Público da Região Autónoma da Madeira e que a supervisão pedagógica disciplinar é reconhecida como um mecanismo de desenvolvimento profissional vantajoso, capaz de apoiar os professores e a instituição escola na requalificação da prática pedagógica e na superação dos problemas disciplinares. Um estudo que permitiu traçar o perfil de um supervisor pedagógico disciplinar com caraterísticas específicas e definir as singulares competências da sua atuação.

Palavras-chave: supervisão pedagógica, supervisor pedagógico, relação pedagógica, disciplina, indisciplina.