Maria Beatriz Bernardo Ferreira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Convergências e divergências entre o discurso científico e o discurso dos professores no que se refere aos problemas atencionais na aprendizagem: um estudo exploratório no 1º ciclo do ensino básico

Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva acerca do discurso dos professores do 1º ciclo do ensino básico no que se refere aos problemas atencionais na aprendizagem, pretendendo ser, sobretudo, gerador de interrogações.
O estudo perspectiva equacionar as convergências e as divergências entre o discurso dos teóricos e o discurso dos práticos no que concerne as questões relacionadas com os problemas atencionais na aprendizagem em contextos estruturados. Pretende-se, assim, aferir as dificuldades com que os docentes se debatem na dinâmica relacional com este grupo especifico de alunos, com vista à adequação dos meios necessários e das mudanças a produzir para superar as mesmas. 
Considera-se que esta mudança só será “produtiva” e gerará sucesso se for encarada enquanto processo partilhado entre os diferentes saberes. Esta realidade é, no entanto, incompatível com uma escola fechada onde ainda impera a inércia por parte de alguns dos seus agentes educativos. Fomentar uma formação diversificada, apelando a algumas modificações curriculares, será o início de uma intervenção mais flexível e capaz de atender melhor às necessidades dos seus educandos.
Neste sentido, adoptamos como objectivos específicos o tentar percepcionar e compreender o modo como os docentes do 1º CEB gerem estes problemas no contexto real e perceber, também, algo mais sobre os seus quadros conceptuais. A metodologia utilizada foi de caracter qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista semi-estruturada. 
Em conclusão e de modo geral, podemos referir que existe ainda um grande hiato entre os discursos dos teóricos e o discurso dos práticos sobre as questões pertinentes para a intervenção com alunos com problemas atencionais. Urge pensar algumas práticas formativas, de forma a inferir mudanças de atitudes e aquisições de conhecimentos, potencializando uma maior articulação entre estes dois campos do saber.