Glória Josefina Rodrigues Leça Gonçalves Mestrado em Supervisão Pedagógica

Colaboração e Educação: Colaboração entre Docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. Influências no Desenvolvimento Profissional e no Desenvolvimento Curricular

O presente estudo baseia-se no princípio de que a cultura de colaboração entre docentes promove quer o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes quer o desenvolvimento curricular.
A investigação efectuada permitiu problematizar um conjunto de aspectos que têm emergido, em relação às mudanças no campo da educação, no sentido de a escola conviver com os desafios da sociedade da pós-modernidade marcada pela diversidade, pelo avanço da tecnologia, pela incerteza, pela rapidez e pela complexidade. Desafios, estes, que tendem a criar uma sobrecarga de inovações e uma intensificação do trabalho docente.
Estruturámos este trabalho em duas partes. A primeira consistiu na construção de concepções teóricas assentes na convicção de que a cultura colaborativa facilita a resposta aos desafios da sociedade, promovendo o desenvolvimento das escolas, o desenvolvimento profissional dos docentes e o desenvolvimento curricular. Tecemos considerações que evidenciam a importância da colaboração em detrimento da cultura do individualismo, ainda predominante nas nossas escolas, e enaltecemos a colaboração entre docentes como uma forma de ajuda e apoio, de partilha de responsabilidades e de trabalho em equipa. A segunda parte baseou-se na construção, aplicação e tratamento de dados de um questionário, que permitiu conhecer não só as concepções dos docentes de 1º Ciclo do Ensino Básico acerca da colaboração, como também a forma como operacionalizam as práticas colaborativas nas suas escolas.
Não obstante as limitações do nosso estudo, os resultados obtidos apontam para alguma modificação, se bem que ainda longe da mudança desejada. Constatamos que os docentes dominam o conceito de colaboração e as concepções a ele inerentes, que reconhecem as vantagens e os obstáculos à colaboração e reconhecem, ainda, que a colaboração influencia o seu desenvolvimento profissional. No entanto, ainda não reconhecem que a colaboração no desenvolvimento profissional tem implicações no desenvolvimento curricular, pois nas práticas de colaboração docente ainda não é muito significativo o número daqueles que procuram planificar em conjunto e construir projectos comuns de sala de aula e de escola.
Finalmente, deixamos algumas sugestões para a mudança desejada relacionadas essencialmente com a formação docente, inicial e contínua, que, em nosso entender, deve ser imbuída de práticas colaborativas.