Simone Verónica Serrão dos Santos Mestrado em Supervisão Pedagógica

O desenvolvimento da reflexão em contexto de supervisão da prática pedagógica: estratégias e obstáculos.

O presente estudo intitulado “O Desenvolvimento da Reflexão em Contexto de Supervisão da Prática Pedagógica” aborda a temática da Supervisão da Prática Pedagógica e da Prática Reflexiva. De natureza qualitativa, procura apurar se a supervisão da prática pedagógica constitui uma actividade promotora de reflexão, concentrando-se no estudo das estratégias utilizadas para a sua promoção e dos constrangimentos que se colocam ao seu desenvolvimento. Para tal, procurámos conhecer as concepções e práticas de nove educadores cooperantes que supervisionaram a prática pedagógica desenvolvida pelos alunos do primeiro ano do segundo ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do primeiro ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira, no ano lectivo de 2010/2011 em contexto pré-escolar, e ainda quatro estagiários e o respectivo professor orientador. Assim, a pesquisa efectivada a partir de entrevista e de observação, permitiu conhecer as concepções dos sujeitos sobre o papel do supervisor e a importância conferida à prática da reflexão e o modo como esta é percepcionada e operacionalizada no contexto de supervisão da prática pedagógica. Em síntese, o estudo apresenta a supervisão da prática pedagógica como um ambiente formativo estimulador da reflexão sobre as práticas. Valorizada desde o início da formação, a reflexão é entendida como uma condição em educação e um meio potenciador de uma melhor e mais fundamentada actuação. Neste contexto, o supervisor é encarado como alguém que ensina, que apoia e que intervém quando necessário. A promoção da reflexão por parte do supervisor, implica que este fomente espaços de planeamento e de reflexão, assentes no diálogo, na disponibilidade, na abertura, na partilha de conhecimentos e na receptividade, e nos quais assuma o papel de estimulador, questionador e orientador. Considerado como modelo, uma postura reflexiva da sua parte contribui para que uma mesma seja adoptada pelos formandos. Palavras-chave: Supervisão, Supervisor, Prática Pedagógica, Educador Reflexivo, Reflexão.