Ana Rita Ferreira Barbosa Mestrado em Supervisão Pedagógica

Desenvolvimento da Identidade Profissional na Formação Inicial dos Educadores de Infância.

O presente trabalho de investigação Desenvolvimento da identidade profissional na formação inicial dos educadores de infância emergiu da necessidade de compreender o processo de construção da identidade profissional nos educadores de infância, tomando como referência a formação inicial. Importa-nos recolher respostas junto destes docentes, que indiciem os aspetos que terão sido fulcrais durante o percurso da formação inicial. Na sua globalidade, este estudo privilegia a consciencialização que estes profissionais possuem perante a sua experiência prática atual após esse percurso da formação inicial ministrada na universidade. O presente trabalho de investigação procura conduzir a uma reflexão sobre o processo de construção da identidade, bem como o lugar que este processo ocupa na formação inicial. As diferentes mudanças que têm ocorrido ao nível da formação nas universidades não são neutras e têm implicações de alguma forma no agir dos educadores, isto é, simultaneamente, determinam o processo de construção da identidade profissional. Achamos pertinente fazer um enquadramento da profissão de Educação de Infância, bem como da formação inicial destes profissionais. A existência de um perfil específico dos educadores de infância é um dos fatores fundamentais que abordamos neste trabalho, pois reconhecemos que comporta implicações na construção da identidade profissional. Desta forma, iremos também desenvolver o conceito de identidade profissional e de que forma se constrói essa mesma identidade. A construção da identidade profissional é um processo cujo início acontece na formação inicial e que se encontra intrinsecamente ligada às questões curriculares, daí que as nossas atenções incidam nesses aspetos ao longo do nosso trabalho. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar, Educadores de Infância, Profissionalidade Docente, Formação inicial, Identidade Profissional