Maria Manuel de Matos Salgueiro Gorgulho Mestrado em Supervisão Pedagógica

Contributos da Supervisão para a Dialógica e o Trabalho Colaborativo: Estudo de um caso

Esta investigação tem como objetivos principais perceber as funções e as atitudes consideradas mais significativas pelos inquiridos, as conceções que têm sobre as suas funções e destrezas, as relações interpessoais entre o seu trabalho como coordenadores/líderes e os restantes agentes educativos, a motivação que exercem a favor da melhoria do ambiente educativo, as vantagens do trabalho colaborativo realizado, o funcionamento e a contribuição dos Nichos de Aprendizagem para atingirem as metas definidas no Projeto Educativo.

O quadro teórico de referência centra-se numa revisão da literatura sobre a importância do diálogo, da comunicação assertiva, do trabalho colaborativo e do conceito de supervisão.

Assim, este estudo centra-se no trabalho diário, realizado a docentes de 2º e 3º ciclo do Sistema Educativo Português, no agrupamento de EC do distrito de Santarém, que integram grupos de trabalho denominados Nichos de Aprendizagem. Inclui ainda a amostra de dois membros da Direção por se considerar que detêm experiência e conhecimentos ao nível de supervisão e trabalho colaborativo.

A metodologia de investigação segue uma abordagem interpretativa de estudo deste caso. Os instrumentos escolhidos foram o Inquérito Biográfico, o Inquérito de Suporte à Entrevista, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada aos dois Membros da Direção, o Inquérito por Entrevista Semiestruturada às Coordenadoras do Departamento de Línguas e do Departamento das Ciências Exatas Físicas e Naturais, assim como às Coordenadoras de Grupo Disciplinar, e o Inquérito por Entrevista Focus Group aos Professores Coordenadores de Nicho de Aprendizagem. A todos foi garantida a respetiva confidencialidade.

Os resultados do estudo indicam que os docentes envolvidos neste projeto aprendem colaborativamente, na sua profissão, segundo as formações que cada um tem. Há um esforço na dimensão coletiva e colaborativa. A forma de trabalho dos Nichos é, ela própria, formativa. Os docentes fazem uso da reflexão e do diálogo permanente para se tornarem atuais e ultrapassarem dificuldades. O clima de abertura, de confiança e a transmissão das vivências, no seu total, é de extrema importância no desenvolvimento deste projeto.

No estudo, é possível verificar que existe uma apropriada coordenação de rede de informações, através de uma liderança de alguns membros nomeados para esse efeito e um excelente trabalho colaborativo em que as estratégias pedagógicas são centradas na superação de dificuldades dos alunos.

Palavras-chave: Supervisão, Dialógica, Trabalho colaborativo, Reflexão, Formação.