Ricardino Ferreira da Cruz Mestrado em Supervisão Pedagógica

A avaliação de desempenho do pessoal docente. Um estudo no Concelho de Santarém.

O ensino, profissão em constante evolução e adaptação a situações novas, deve responder aos diversos desafios, transformações e exigências da sociedade actual. Esta resposta passa indubitavelmente pela formação, supervisão e avaliação de professores facilitadoras do desenvolvimento do conhecimento, competências profissionais, concepção, implementação de estratégias e de processos de inovação. Cabe ao coordenador de departamento curricular uma dupla função, supervisionar e avaliar, estimulando o desenvolvimento profissional do professor nas diferentes vertentes da sua actuação. Esta investigação, de natureza essencialmente quantitativa, pretende identificar as concepções dos professores dos departamentos curriculares de Matemática e Ciências Experimentais das Escolas do Ensino Básico 2.3 do Concelho de Santarém relativamente aos contributos e aos limites da acção do Coordenador de Departamento Curricular, por inerência de cargo professor avaliador, no acompanhamento e orientação da actividade docente e no processo de avaliação de desempenho. Na base desta investigação, esteve como instrumento de recolha de dados um questionário elaborado e validado pelo seu autor. Efectuou-se a análise e tratamento dos respectivos dados recorrendo-se a estatística descritiva simples. Os resultados deste estudo revelam que os professores participantes estão predispostos a colaborar com os professores avaliadores, no sentido da promoção do desenvolvimento profissional. Contudo, em relação às aulas observadas, os professores opõem-se à intervenção dos professores avaliadores, aceitando apenas a sua presença no decorrer das mesmas no âmbito da avaliação do desempenho. A intervenção do professor avaliador na análise e discussão de documentação disponibilizada pelos professores é bem aceite, desde que realizada num ambiente de partilha, de colaboração e de apreciação consentida, conducente à reflexão, inovação e melhoria da prática pedagógica. Na opinião dos participantes neste estudo, a concepção do Plano de Desenvolvimento Profissional, deverá recair num elemento interno da Escola (principalmente no coordenador de departamento) com formação especializada para o efeito, ficando este também responsável pela avaliação do desempenho docente. Palavras - Chaves: avaliação de desempenho, desenvolvimento profissional do professor, formação, reflexão e supervisão.