Thereza Roberta Andrade de Barros Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo intercultural

A pesquisa teve como objetivo estudar a formação da identidade do professor de acupuntura em escolas existentes na cidade do Recife e Região Metropolitana, refletindo acerca dos desafios e decisões que possibilitaram a construção de uma carreira docente. 

Ao tempo em que desbravou alguns caminhos, discutiu a importância dos elementos culturais e filosóficos e seu impacto na formação docente, acentuando uma condição necessária: os diálogos entre as culturas, sem hierarquização, mas com respeito e reverência a um conhecimento milenar. 

Com uma abordagem qualitativa, foi aplicado o método de estudo de casos múltiplos, que contou com a contribuição de professores que participaram de entrevistas semiestruturadas e posteriormente de grupo focal. Também foi realizada análise documental para fechar a triangulação da recolha de dados. Para análise de conteúdos, foram elaboradas categorias advindas dos discursos dos entrevistados, focadas nas temáticas de formação de professor, supervisão pedagógica e diálogos interculturais. 

Sem intenções de julgamentos ou comparações, a dissertação põe em debate uma formação que percorre o caminho da paixão e autonomia, o que permitiu pontuar outras contribuições para formação inicial e continuada do professor de acupuntura. 

Palavras-Chave: Formação de professores, acupuntura, cultura, identidade.