Célia Magda Barros Pestana Fragoeiro Mestrado em Supervisão Pedagógica

Formação Contínua dos Docentes – Entre a Lógica da Oferta e a Lógica da Procura.

O presente trabalho de investigação emergiu, essencialmente, para aferir as necessidades de formação dos docentes do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico. Ambicionamos também, verificar qual a importância e que grau de satisfação os referidos docentes apresentam face à sua formação contínua. Situando-se no âmbito dos estudos sobre a supervisão e a formação contínua, aborda o enquadramento histórico e legislativo relativamente à formação em Portugal, dando também lugar a algumas especificidades da Região Autónoma da Madeira. Na mesma sequência, damos especial realce à importância da formação contínua nas práticas docentes, que se querem de qualidade. Destacamos, igualmente, algumas técnicas de aferição de necessidades de formação. Ao longo do trabalho tentaremos descortinar as relações existentes entre a oferta e a procura de formação contínua, nomeadamente, no que concerne às intenções e competências dos diferentes intervenientes e interessados. A formação como trampolim para a emergência de uma faceta do professor como investigador ao longo da carreira é outro tema que destacamos, pois todos os docentes que se empenham verdadeiramente na sua formação são potenciais investigadores. O estudo em causa é de natureza quantitativa com uma pequena nuance de natureza qualitativa, logo, para tal, recorremos à metodologia de questionário e à análise documental, com vista a recolher dados que nos permitam aferir o que acima ambicionámos, assim como, trataremos de uma pergunta aberta que consta do questionário. A população alvo deste estudo são os educadores e professores do primeiro ciclo do ensino básico. Deste modo, seleccionámos uma amostra que cremos ser significativa, com um número equivalente de educadores e professores que leccionam em infantários e escolas de primeiro ciclo com pré-escolar dos Concelhos do Funchal e de Câmara de Lobos. Para a análise documental consultaremos as entidades responsáveis pela oferta de formação contínua na RAM. Constataremos, assim, o modo como os docentes vivenciam a sua formação contínua no presente, a importância e o investimento pessoal e profissional dados à mesma, o seu grau de satisfação e finalmente a forma como estes profissionais de educação perspectivam esta faceta a nível futuro. Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, Formação Contínua, Supervisor Pedagógico.