Júlio José Pires Cardoso Mestrado em Supervisão Pedagógica

O trabalho colaborativo dos professores do Terceiro Ciclo no Concelho do Cartaxo: Que percepções e que práticas?

O trabalho colaborativo tem vindo a ser considerado como uma solução para os problemas que enfrentam as diversas organizações da nossa sociedade, na qual se inclui também a escola. De facto, este tipo de trabalho constitui uma séria ajuda para o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, podendo assumir-se como um factor preponderante na mudança da própria escola. Nesse sentido, o presente estudo centra-se no conhecimento das percepções e práticas dos docentes do 3º Ciclo do concelho do Cartaxo, inquiridos relativamente ao trabalho colaborativo existente nas suas escolas. Em relação à metodologia deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa (descritiva) e quantitativa. Para concretizar este estudo, escolheu-se o inquérito por questionário, sendo distribuído um questionário com perguntas abertas e fechadas a um universo de 111 professores do 3º Ciclo colocados em três escolas do concelho do Cartaxo. Ao nível das percepções, verificou-se que estas são maioritariamente positivas, na medida em que o trabalho colaborativo é considerado como uma actividade que permite estar em grupo, desenvolver a colaboração entre os professores, estimular a comunicação entre eles, proporcionar o desenvolvimento pessoal do professor e tornar o desempenho dos professores mais participativo e responsável. Ao nível da prática, concluímos que o trabalho colaborativo é realizado em contextos que propiciam a troca de ideias, experiências e materiais pedagógicos; que permitem a aprendizagem; e onde se tentam resolver problemas e alcançar objectivos comuns. Por outro lado, em situação de trabalho colaborativo, a relação dominante entre os elementos da equipa é descrita como sendo de cooperação, aceitação, interesse e amizade. No entanto, o número elevado de elementos da equipa de trabalho, a reduzida interdependência entre os elementos, a insegurança face ao estilo de liderança, as condições físicas deficitárias do espaço em que se realiza este tipo de trabalho, o individualismo subjacente em alguns inquiridos ao sentirem-se inseguros fora das paredes das suas salas de aula e um aparente sentimento de excessiva coesão, revelam constituir sérios obstáculos à operacionalização do trabalho colaborativo para a maioria dos inquiridos. Não obstante estes aspectos negativos da prática, os inquiridos consideram que o trabalho colaborativo é vantajoso a nível pessoal, profissional e institucional. Com base nos resultados obtidos, salienta-se a importância do trabalho colaborativo na formação inicial e contínua de professores, tendo como finalidade mudar a cultura docente apostando no papel preponderante do professor para atingir tal objectivo. Palavras-chave: trabalho colaborativo, grupo, equipa, cultura docente, colaboração.