Maria Eduarda Campos Teixeira Silva Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Supervisão Pedagógica como reguladora do Sucesso Escolar.

Este trabalho de investigação será enriquecedor para a autoavaliação da equipa (educadores, professores das Atividades de Complemento Curricular, professora da Educação Especial e Ajudantes) da Educação Pré-Escolar do estabelecimento de ensino em observação. A pesquisa atingiu o final do ano letivo 2010/2011 e o início do ano letivo 2011/2012 com o intuito de perceber a cultura do trabalho colaborativo e a sua relação com a Supervisão Pedagógica. Para tal, traçamos objetivos específicos: verificar se existe articulação curricular nas planificações dos educadores e dos professores; perceber até que ponto os docentes praticam essa articulação; analisar atas de reuniões para averiguar quais os assuntos de trabalho colaborativo emergentes; ouvir opiniões dos docentes acerca da Supervisão Pedagógica; perceber o sentido que cada elemento atribui ao trabalho colaborativo e até que ponto o põe em prática; identificar constrangimentos ao desenvolvimento do trabalho colaborativo e verificar as estratégias adotadas para lidar com os mesmos. Foram ainda solicitadas sugestões de melhoria a partir das quais nasceu um plano estratégico de desenvolvimento da colaboração profissional. Este trabalho assenta num estudo de caso com características etnográficas. Esta metodologia de investigação tem o intuito de estudar em profundidade o objetivo definido. A informação foi adquirida através da observação direta, de entrevistas, da análise documental e de um grupo focal. Das conclusões sublinha-se a necessidade dos professores investirem no seu desenvolvimento profissional a nível da Educação Pré-Escolar, em reestruturar o funcionamento das reuniões de grupo, de modo a gerar momentos de reflexão e de discussão para que os encontros não se limitem unicamente à inquietação de elaborar uma ata e na elaboração das planificações dar ênfase à articulação curricular. O tempo desprovido e a burocracia descomedida são limitações que os docentes enfrentam. Os encontros ocasionais são valorizados pelos docentes, pelo que consideramos pertinente repensar numa organização de trabalho mais flexível. Palavras – chave: Supervisão Pedagógica, Trabalho Colaborativo, Educação Pré-Escolar, Educador e Professor.