Ana Cristina dos Santos de Brito Nogueira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Supervisão Pedagógica e Bem-Estar Docente

Dadas as sucessivas mudanças no sistema educativo e o surgimento de cargos com funções de supervisão pedagógica, pretendemos com este trabalho reflectir sobre a forma como a supervisão exercida por profissionais com formação específica pode contribuir para diminuir algumas das causas de mal-estar docente, actualmente sentidas na profissão.

A supervisão pedagógica pretende surgir neste trabalho como uma forma de promover o desenvolvimento profissional, num clima acolhedor e seguro, conduzindo à motivação, à inovação, à realização profissional e ao consequente bem-estar docente.

A aplicação prática do estudo decorreu no Agrupamento de Escolas Mem Ramires na cidade de Santarém, onde se procedeu à recolha de dados, visando analisar a situação de bem-estar docente, assim como identificar atitudes ou estratégias que promovam o bem-estar docente e o desenvolvimento profissional de todos os implicados no processo e o modo como a supervisão pode contribuir para que isso ocorra.

O método utilizado neste estudo tem um carácter qualitativo, tendo sido aplicados inquéritos por entrevista com questões abertas, a uma amostra de dezasseis professores com e sem funções de supervisão pedagógica, tratado através da respectiva análise de conteúdo.

Depois de tratados e discutidos os dados, consideramos, baseados nos resultados obtidos neste estudo, ter atingido o objectivo a que nos propusemos mostrando a necessidade de formação específica na área da supervisão pedagógica dos professores que exercem essas funções. Salientamos a importância e relevância deste trabalho no âmbito da promoção da formação em supervisão pedagógica, demonstrando a sua importância no combate ao mal-estar docente, na promoção do bem-estar docente e no aumento das possibilidades de efectivo crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes, factores indissociáveis de um ensino de qualidade e de um sistema educativo saudável e eficaz.

Palavras-Chave: Supervisão Pedagógica; Bem-Estar Docente; Desenvolvimento Profissional