Maria Alexandra da Costa Pina Mestrado em Supervisão Pedagógica

Os estilos de supervisão pedagógica dos professores cooperantes – que impacto na formação inicial dos educadores de infância?

Este estudo visa conhecer os estilos de supervisão pedagógica adotados pelos educadores cooperantes durante o processo de acompanhamento e orientação da prática pedagógica dos estagiários, procurando compreender o seu impacto no contexto da formação inicial dos futuros educadores. As reflexões acerca da supervisão pedagógica na formação inicial de educadores, levam a crer que a atuação e intervenção por parte dos educadores cooperantes, motivadas por diversos fatores inerentes às suas vivências e experiências, possam influenciar (positiva ou negativamente) o desempenho e as opções dos formandos. Para cumprir este objetivo será utilizado como suporte metodológico o estudo de caso de carácter etnográfico, no contexto da formação inicial dos educadores de infância da Universidade da Madeira. Palavras-chave: Formação Inicial, Prática Pedagógica, Supervisão Pedagógica, Educador Cooperante, Estilos de Supervisão.