Carmen Maria Antunes Rodrigues Marques Silva Mestrado em Supervisão Pedagógica

O impacto dos Exames Nacionais de Matemática do 9º ano nas práticas de ensino e de avaliação dos docentes.

A avaliação na disciplina de Matemática e os resultados dos alunos têm sido objeto de numerosos debates sociais. No Portal do Ministério da Educação, pode ler-se, em referência aos resultados de 2007, que: “os resultados do Exame em Matemática confirmam a persistência de dificuldades nas condições de ensino e aprendizagem desta disciplina.” Em 2005, os alunos do 3º ciclo passaram a realizar os Exames Nacionais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A implementação desta medida veio exigir à escola novas mudanças e aos professores destas áreas lançar novos desafios, pois todos os alunos no final do ensino básico eram postos à prova relativamente aos mesmos conteúdos, aos mesmos conhecimentos, nas mesmas condições, no mesmo dia e, como tal, era de esperar que isto provocasse tanto nos professores como nos alunos alguma ansiedade e até receio. Começaram então a surgir entre os docentes novas preocupações que tiveram como consequência algumas alterações nos métodos e hábitos de lecionação bem como de avaliação. Com o presente trabalho procuramos conhecer as conceções que professores de Matemática têm das suas práticas de ensino e de avaliação, antes e após a introdução dos Exames Nacionais. Nesse sentido, foram aplicados inquéritos a professores de Matemática cujo início da prática letiva tenha sido anterior à data da implementação dos Exames no 3º ciclo, tendo sido igualmente feita uma análise documental, nomeadamente de planificações e critérios de avaliação, bem como instrumentos de avaliação entregues pelos professores. Os resultados obtidos corroboram a ideia de que o Exame Nacional veio introduzir algumas alterações nas práticas de ensino e de avaliação dos professores, verificou-se que os professores têm consciência de que alteraram os seus métodos de ensino e as suas práticas avaliativas após a introdução do Exame Nacional. Palavras-chave: Ensino – aprendizagem da Matemática; avaliação interna e externa; avaliação em Matemática.