Ilda Maria Marques das Neves Mestrado em Supervisão Pedagógica

Práticas de Gestão Curricular no Primeiro Ciclo: Contributos para o atendimento às diversidades no interior da turma.

O enfoque da pesquisa centrou-se nas questões legitimadas num quadro de desenvolvimento curricular, contextualizado nas decisões de planeamento e de ensino, protagonizado por professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Teve como propósito analisar as opções tomadas pelos professores ao nível da diferenciação curricular para a turma incluindo alunos com Necessidades Educativas Especiais, bem como percepcionar as funções desempenhadas pelos Professores Titulares de Turma e Professores de Apoio Educativo no atendimento à diversidade dos alunos. A realização deste trabalho inspirou-se numa abordagem qualitativa, de natureza etnográfica. No âmbito da pesquisa, destaca-se a análise de documentos de planeamento e desenvolvimento do currículo, observação de aulas e entrevistas aos 12 professores envolvidos no estudo. Com base na análise dos resultados, concluiu-se que os professores ao planear atendem às diversidades da turma, diferenciando os conteúdos, as estratégias e actividades de ensino para os alunos com NEE. O Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo desenvolvem as actividades planeadas, assumindo o seu papel específico, de acordo com a natureza das suas funções. Por último, são efectuadas recomendações dirigidas à formação geral e específica dos docentes na perspectiva da gestão curricular e aponta possíveis caminhos para a investigação nestes temas. Palavras-chave: Gestão curricular; Desenvolvimento curricular; Diferenciação Curricular; Diversidade; Alunos com NEE; Papel dos professores