Olímpia Maria Ferreira Simião Mestrado em Supervisão Pedagógica

Caleidoscópio da Educação para os valores: os contos tradicionais. Seus contributos na Educação dos valores.

O presente estudo inclui-se no âmbito da supervisão pedagógica, focalizando uma das grandes dimensões da educação, mais especificamente da educação para os valores. Hoje é atribuído à escola um papel fundamental na construção do ser pessoa e não apenas na transmissão de conhecimentos. Pois perante uma sociedade em constante mutação, a escola não pode deixar de ter um papel fundamental na construção da personalidade da criança, na sua formação pessoal e social. O acto educativo do educador deve contemplar valores porque como refere Patrício (1993), “a educação é, intrinsecamente, uma relação com os valores. Ela mesma é apreendida e vivida como um valor” (p. 13). Assim, o objectivo fundamental da educação é o desenvolvimento integral do aluno, conferindo ao educador essa tarefa, tornando-se necessário o uso de metodologias activas, centradas na interacção dos alunos, que promovam a aprendizagem pela descoberta. Deste modo, cabe ao educador promover valores universais, promovendo o discurso, sendo um facilitador, um moderador, valores que apontam para um desenvolvimento do raciocínio moral e não para o endoutrinamento, que hoje se rejeita. Esta rejeição justifica-se pela defesa do desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade do indivíduo, tendo assim, o desenvolvimento do raciocínio moral um papel fundamental na educação em valores. É indispensável que o educador aborde o tema dos valores com as suas crianças, através da discussão, mas também que crie situações através das quais as crianças aprendam a reflectir e a dar razões das suas acções e escolhas, da forma mais responsável e consciente. Palavras-chave: Valores, Contos tradicionais, e Educação em valores.