Betty Concepcion Gonçalves Gomes da Silva Mestrado em Supervisão Pedagógica

Diferenciação Pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: O Contributo da Formação Contínua de Professores.

A Lei n.º 46/86 do Sistema Educativo conduziu à massificação escolar e o nosso país deparou-se com uma questão no campo educacional, aportando duas situações distintas: por um lado, os efeitos da globalização, afirmando o direito à educação para todos e, por outro, a existência de um currículo uniforme intersectando um público escolar cada vez mais heterogéneo cujos educandos revelavam níveis socioculturais diversos. Neste contexto, surgiu a necessidade de se repensar o processo educativo relativamente à problemática que se colocava em torno de um currículo comum e universal para todos os alunos generalizando-se, nos finais do século XX, o conceito de diferenciação curricular. Os professores passaram a confrontar-se, cada vez mais, com o grande desafio de adequar as estratégias de ensino às especificidades apresentadas pelos seus alunos. Por outro lado, o desenvolvimento registado nos últimos vinte anos ao nível da tecnologia e dos meios de comunicação social permitiu, igualmente, algumas alterações ao nível da interacção pedagógica existente entre professores e alunos. O autoritarismo praticado durante muito tempo pelos professores deixou de afirmar-se com a mesma intensidade. Na escola actual, o aluno espera ser considerado como uma pessoa portadora de sentimentos e de um capital sociocultural que devem ser tidos em conta no processo de ensino/aprendizagem. Os processos de Formação Contínua aliados a uma postura supervisiva da própria prática docente podem servir para favorecer a promoção de estratégias pedagógicas diferenciadas que permitam ampliar a qualidade das aprendizagens efectivadas pelos educandos. O tema de investigação proposto assume, nos dias de hoje, uma importância crucial. É urgente reafirmar que o aluno é o foco central de todo o processo educativo, procurando realçar a importância cada vez mais crescente que está associada ao conceito de diferenciação pedagógica. Palavras-Chave: Diferenciação pedagógica; Motivação; Processo de Aprendizagem; Formação Contínua de Professores.