Maria Filomena Fazendo dos Reis Mestrado em Supervisão Pedagógica

O espaço na sala de aula como estratégia de aprendizagem.

As exigências do ensino implicam que os alunos permaneçam cada vez mais horas na escola, local onde escrevem, escutam, reflectem, interagem com os seus colegas, aprendem. É importante melhorá-la, transformando-a num ambiente de conforto e bem-estar, permitindo a interacção e onde seja agradável trabalhar. Por esta razão, este estudo pretende promover momentos de reflexão e de questionamento sobre a organização do espaço na sala de aula. Assim, a investigação em foco tem como objectivos: verificar se esse espaço interfere nas aprendizagens dos alunos; observar se a aprendizagem cooperativa é uma estratégia de sucesso e conhecer a posição da comunidade docente relativamente aos objectivos expostos. O estudo desenvolveu-se em duas turmas do 2º ano de escolaridade com as respectivas docentes e a metodologia adoptada foi a de um estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram: inquéritos por questionário às professoras das turmas envolvidas, antes e após as produções de texto; análise de textos produzidos pelos alunos, individualmente e em grupo, e observação de aulas. Os resultados obtidos permitiram-nos considerar que a organização do espaço interfere nas aprendizagens dos alunos, pois a disposição em grupo possibilita uma interacção verbal intensa entre os seus elementos, ao longo da actividade, promovendo uma aprendizagem cooperativa, baseada na partilha, na troca de opiniões e na interajuda, favorecendo o sucesso educativo, ao invés do trabalho individual, que ocorre quando a disposição das carteiras se encontra em fila. A comunidade docente, que integra o nosso estudo, mostra a importância da organização do espaço da sala de aula de acordo com a tarefa a desenvolver com os alunos, considerando-a uma estratégia de aprendizagem, pois pode ser um “espaço” de partilha e troca de ideias, dúvidas a esclarecer e, simultaneamente, de auto-avaliação. É nosso papel, como professores e como supervisores da prática pedagógica, facultar aos alunos contributos que nos permitam conduzi-los ao sucesso. Palavras-chave: sala de aula, organização do espaço, ambiente de aprendizagem, aprendizagem cooperativa, estratégias de aprendizagem