Maria Manuela Mendes Gonçalves Mestrado em Supervisão Pedagógica

Da energia eléctrica à aula de Educação Tecnológica.

Os professores de Educação Tecnológica, formados em áreas específicas muito variadas, defrontam-se com algumas dificuldades no desenvolvimento de conteúdos e temas que não constam da sua Formação Inicial, optando por desenvolver projectos ligados à sua área de formação. Todavia, não é esta a orientação pretendida com os Programas de Educação Tecnológica, que apontam para um leque muito diversificado de áreas do saber. O ensino da tecnologia deve ocupar um lugar de relevo, assumindo-se como necessidade imperativa, sob pena de nos distanciarmos das sociedades em permanente transformação. É neste contexto que a Educação Tecnológica deve ocupar um papel fundamental, permitindo ao professor incrementar um conjunto de actividades didáctico/pedagógicas para que os alunos adquiram conhecimentos técnicos, científicos e culturais, reforçando as aprendizagens com a realização dessas actividades. Assim, o tema “energia eléctrica”, no 9º ano de escolaridade, foi o nosso ponto de partida para observarmos a existência de eventuais disparidades no ensino da disciplina, considerando a formação inicial dos professores e tentando identificar a sua influência na escolha das unidades a leccionar. Pretendemos averiguar se são utilizados recursos, materiais variados, porque consideramos que a experimentação, para além de produzir efeitos frutíferos, é incentivadora para o desenvolvimento do trabalho dos alunos. Por essa razão, quisemos perceber se a metodologia de projecto é utilizada como estratégia de ensino, uma vez que é uma forma de trabalho que pode implicar a confluência de diversas áreas do saber e põe em evidência a versatilidade do professor. Procurámos, ainda, indagar se o manual escolar, não sendo de adopção obrigatória, é um recurso utilizado regularmente como suporte para a exploração de todas as unidades temáticas. Os resultados obtidos evidenciam a necessidade de aprofundar a formação dos professores em áreas-base e destacam a importância da actualização dos conhecimentos no âmbito das inovações tecnológicas e do seu impacto no quotidiano. Palavras-chave: Educação Tecnológica, Tecnologia, Energia, Técnica, Formação de Professores.