Cláudia Sofia Duarte Lopes Mestrado em Supervisão Pedagógica

Competencialização dos Educadores de Infância para o trabalho em creche nos processos de adaptação decorrentes da Declaração de Bolonha.

As constantes mudanças de que a sociedade é alvo são responsáveis por transformações a nível da educação. Até há alguns anos atrás era conferido às mulheres o papel da educação dos seus filhos mais pequenos. A crescente emancipação da mulher e a sua entrada no mercado de trabalho despojou-a destas funções, levando ao aparecimento de instituições de acolhimento das crianças no período de trabalho dos pais. A creche é por excelência uma dessas instituições, acolhendo crianças dos 0 aos 3 anos de idade, cuja orientação pedagógica é assumida por educadores de infância, sendo a sua formação assumida pelas Escolas Superiores de Educação. Tendo em conta que, desde o ano 2009, os cursos de formação de educadores e professores, sofreram alterações fruto dos processos de adaptação a Bolonha, foi nossa intenção apurar o que é feito (e de que forma se faz) ao nível da formação inicial dos educadores de infância, com o objetivo da sua competencialização para o trabalho em creche. Este estudo incide sobre a formação inicial dos educadores de infância antes e após esse processo, nas escolas Superiores de Educação da Zona Centro do país, no sentido de perceber se o papel do educador em creche é objeto de preocupação na formação inicial destes profissionais, e se essa formação os competencializa para o exercício da sua profissão nesse contexto. O design do estudo levou-nos a adotar uma metodologia de natureza qualitativa, sendo o estudo de caso a forma mais adequada para o seu procedimento. Para a recolha dos dados foram utilizadas a técnica da análise documental dos planos de estudos e dos programas das unidades curriculares dos cursos, e a técnica da entrevista semi-directiva aos coordenadores dos cursos que habilitam profissionalmente os educadores de infância. Dos resultados obtidos conclui-se que o novo modelo de profissionalização dos educadores e professores, por imposição dos órgãos governamentais, posiciona a profissão de educador de infância em termos do seu desempenho no Pré – Escolar, perdendo assim, a educação para a primeira infância e por conseguinte a competencialização dos educadores para o trabalho em creche, uma maior solidez e qualidade, comparativamente ao modelo de formação anterior a Bolonha. Palavras-chave: Creche, Formação Inicial, Competencialização, Educadores de Infância