Liliana Maria Gonçalves Rodrigues Mestrado em Supervisão Pedagógica

Sobre a Objectividade Subjectiva na Educação (Reflexão Sobre Supervisão Pedagógica)

Esta dissertação pretende ser uma reflexão sobre o sentido do conceito de supervisão pedagógica. Aqui assumimos uma pré-meditação que antecede não só a experiência como a própria teoria sobre o mundo pedagógico.
Longe de se distanciar da realidade, esta reflexão versa sobre o quotidiano que com o seu estatuto teórico-prático relega o pensamento autónomo, que, a nós, parece ser o ponto de partida para uma significativa metamorfose das práticas pedagógicas.
A opção por um trabalho teórico não significa que o mundo empírico seja depreciado. Significa que a nossa estratégia metodológica pretende mostrar a irracionalidade dos procedimentos racionalistas e empiristas. Mas também compreendemos que a praxis científica não se esgota na crítica da racionalidade empírica.
Defendemos uma metodologia pluralista que desacredite a regulamentação metodológica clássica cujas regras podem, muitas vezes, ser não só ineficazes como castradoras. A força plástica da criação inclui razão e desrazão. Isto é, o progresso científico não deve, nem pode se permitir o uso exclusivo da racionalidade. Desde sempre que a ciência procurou auxílio num método que encerrasse princípios firmes, imutáveis, claros e evidentes. Mas também é verdade que foi a violação de tais princípios e a recusa de tais padrões epistémicos que permitiu a inovação. A proposição de um método científico nada mais é do que uma imposição que nega outras vias possíveis.
O nosso caminho faz-se caminhando. Com recuos e avanços. É uma decisão consciente. Partimos com a ignorância, com a desordem e com a compreensão de que o mundo não pode ser colocado entre dois ponteiros, um teórico outro empírico, que servem de predição e medição ao mundo da educação.
Procuramos cumprir uma transfiguração do ponto vista natural (senso comum) pela desconstrução conceptual/ empírica. Recorremos a uma extensa bibliografia que nos orientou na percepção do real.