-
O CIE-UMa tem-se dedicado, desde a sua criação, ao desenvolvimento de duas linhas fundamentais de pesquisa em currículo e inovação pedagógica, e, sempre que possível, a uma linha transversal em etnografia da educação. A linha fundamental de pesquisa em curriculum apoia:
- Estudos sobre o papel da política educativa na determinação do currículo;
- Estudos sobre as pressões e os interesses ocultos que subjazem à construção do currículo;
- Estudos que relacionem o conhecimento com a ideologia, a cultura e o poder;
- Estudos sobre a formação das identidades;
- Estudos conducentes à construção de um modelo pessoal de intervenção pedagógica.
Responsável científico: Jesus Maria Sousa
-
A linha de investigação em inovação pedagógica estuda obrigatoriamente práticas pedagógicas e acolhe:
- Estudos sobre mudanças paradigmáticas locais (práticas pedagógicas envolvendo a criação de contextos de aprendizagem novos);
- Estudos sobre fixações em paradigmas do passado (práticas pedagógicas tradicionais, ou mesmo ultra tradicionais, apresentadas como "novas" ou "inovadoras");
- Estudos prospectivos sobre educação.
Responsável científico: Carlos Nogueira Fino
-
A linha transversal de pesquisa em etnografia da educação apoia:
- Estudos tendentes à compreensão e interpretação dos fenómenos educativos, mediante imersão na cultura local;
- Estudos que entendem as turmas e as escolas como entidades culturais autónomas e diferenciadas;
- Estudos que incidem sobre relações entre escola e comunidade envolvente e que implicam observação participante;
- Estudos que assumem a subjectividade do investigador como ferramenta de pesquisa;
- Estudos tendentes à consolidação epistemológica da etnografia da educação enquanto método de pesquisa.
-
Foi recentemente criada uma nova linha fundamental de pesquisa em administração educacional. Esta linha está relacionada com:
- Estudos sobre princípios e práticas de gestão de escolas;
- Estudos sobre estilos de liderança e suas influências na eficácia das escolas;
- Estudos tendentes a avaliarem as funções e características dos administradores escolares eficazes;
- Estudos relacionados com as motivações e dinâmicas dos professores que desempenham funções de administração e gestão nas escolas;
- Estudos conducentes à compreensão e análise da cultura organizacional escolar;
- Estudos tendentes à análise do desenvolvimento e consecução dos projectos educativos de escola;
- Estudos sobre a influência do género no desempenho das funções de gestão escolar;
- Estudos sobre a intervenção/relação da comunidade e dos pais na gestão das escolas;
- Estudos sobre a educação e o desenvolvimento comunitário local.
Responsável científico: Nuno Fraga