Rita Maria Escórcio Faria Mestrado em Supervisão Pedagógica

A matemática e a escola: contributo para a compreensão do desempenho escolar na Região Autónoma da Madeira

O objectivo deste estudo foi apurar os níveis de desempenho escolar dos alunos que transitaram para o 2º Ciclo do Ensino Básico, na área da Matemática, na Região Autónoma da Madeira, no ano lectivo 2002/2003.
O enquadramento teórico incidiu sobre o lugar que a Matemática ocupa numa sociedade fortemente matematizada e na sua aplicação generalizada, numa perspectiva de matemática para todos. A perspectiva da educação matemática como fenómeno emergente é referenciada com base numa diferenciação feita entre ensinar matemática e educar matematicamente. A cultura de novos instrumentos de avaliação sobre o rendimento educativo é apoiada por estudos a nível internacional e nacional.
No campo empírico, optou-se por um estudo descritivo com uma abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos em duas fases: 1ª fase – início do ano lectivo 2002/2003 – com a aplicação de uma Prova de Avaliação das Aprendizagens em Matemática a uma amostra dos alunos que transitaram para o 2º Ciclo do Ensino Básico; 2ª fase – fim do ano lectivo 2002/2003 – com a análise às pautas do aproveitamento escolar conseguido no percurso do 5º ano do Ensino Básico por este mesmo grupo de alunos. Pretendeu-se responder ás seguintes questões de investigação:
- Qual é o estado actual (ano lectivo 2002/2003) do desempenho escolar dos alunos que transitaram para o 2º Ciclo do Ensino Básico, na área da Matemática, na Região Autónoma da Madeira?
- Quais os aspectos críticos do desempenho escolar dos alunos que transitaram para o 2º Ciclo do Ensino Básico, na área da Matemática, na Região Autónoma da Madeira?
- Qual é o desempenho escolar dos alunos na área da Matemática em correspondência directa com o género dos alunos (feminino/masculino) e com o meio envolvente à mesma (rural/urbano)?
- Qual a relação entre os níveis de desempenho dos alunos na área da Matemática entre o final do 4º ano e do 5º ano do Ensino Básico.
Os dados permitiram identificar que é no domínio de conceitos/procedimentos, raciocínio, números e cálculo que os alunos apresentam maiores pontuações médias; a comunicação matemática obteve pontuação média mais baixa. A competência matemática em resolução de problemas e a área temática grandezas e medidas são considerados domínios críticos no desempenho escolar dos alunos. O teste de Mann-Whitney (estatístico) não permitiu encontrar diferenças significativas nas dificuldades entre as variáveis estudadas. Concluiu-se que cerca de metade dos alunos transitaram para o 2º Ciclo com as competências básicas essenciais para acompanhar as exigências do programa do 5º ano. Comparativamente com a outra metade, estes alunos apresentaram maiores níveis de sucesso ao concluírem o 5º ano de escolaridade na disciplina de Matemática.
A monitorização dos conhecimentos deverá ser constante, permanente e paralela à educação matemática, permitindo assim a identificação e a superação de carências.
Pretende-se que este estudo possa ajudar a equacionar os problemas e a forma como é encarado o ensino/aprendizagem da Matemática e, consequentemente, repercutir-se, no futuro, nos resultados escolares dos alunos.