Roberto Carlos Macedo Azevedo Mestrado em Supervisão Pedagógica

Produção escrita no 1ºciclo: espelho da formação de professores?

A necessidade de melhorar o ensino do Português na educação básica está solidamente fundamentada nos resultados de todos os projetos internacionais em que Portugal participou, nos estudos nacionais e nos relatórios nacionais das Provas de Aferição. Neste contexto, os cursos de formação inicial e a formação contínua de professores assumem um papel preponderante na preparação dos professores para a docência. Este estudo tem como principal objetivo compreender em que medida a formação profissional inicial e contínua dos professores influencia a produção escrita dos alunos do 1º ciclo. Assim, pretendemos saber em que áreas é que os professores realizaram ações de formação nos últimos 5 anos e em que medida essas ações de formação são úteis para a sua prática pedagógica. Para além disso, pretendemos ainda averiguar que atividades de planificação, textualização e revisão são realizadas pelos professores, bem como, quais as suas conceções sobre estas etapas do processo de escrita. Para o efeito, como instrumentos de recolha de dados, foram realizados inquéritos por questionário a professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde. Os referidos inquéritos têm um bloco de questões comum a professores e alunos com o propósito de cruzar a informação obtida nas respostas dadas pelos dois grupos de inquiridos. Os resultados apontam para que o investimento na formação contínua e inicial leva à melhoria da prática docente e, consequentemente, a uma melhor aprendizagem por parte dos alunos.