Maria Dulcinete Freitas Mestrado em Supervisão Pedagógica

Saber científico e etnossaberes na formação de professores da Tribo Xukuru

O presente trabalho analisa o processo educacional dos povos indígenas Xukuru do Ororubá, em especial a Escola Monsenhor Olímpio Torres, na Vila de Cimbres em Pesqueira-PE. Este estudo apoia-se no referencial bibliográfico e na pesquisa de campo, de forma qualitativa, que permitiu a triangulação dos dados levantados. Trata-se da educação indígena, fazendo um breve histórico do início quando aconteceu à colonização brasileira, até os dias atuais, conhecendo um pouco a legislação que apoia este modelo de educação, bem como as ausências das políticas publicas para formação inicial e continuada dos docentes. Discorre ainda sobre o currículo educacional e de que maneira os educadores podem trabalhar os saberes científicos concomitantes aos etnossaberes, ou seja, os saberes que os alunos índios possuem na sua convivência com os mais velhos, sua relação com os ancestrais e a forma como associar ciência e etnia. Para tanto, o trabalho busca compreender a formação inicial e continuada dos educadores índios, as dificuldades encontradas e os ganhos conquistados por meio da luta e da busca por recursos. Neste contexto, buscamos conhecer o trabalho incansável do supervisor pedagógico como elemento essencial de apoio na formação continuada dos docentes bem como na promoção de melhorias na aprendizagem dos estudantes e o elo entre a comunidade e a escola. Ao se tratar de luta para garantir melhorias na educação destes povos, é relevante destacar a figura do Cacique e dos líderes comunitários, que além de realizarem um trabalho político para conseguirem qualificar a educação do Povo Xukuru, são também, essenciais ao transmitirem seus conhecimentos ancestrais, seja para os estudantes quanto para os educadores. O trabalho aqui dissertado é um convite à leitura para aqueles que buscam conhecer a educação escolar indígena e como acontece à relação entre o saber científico e os etnossaberes, tão peculiares a estes povos. 

Palavras-chave: Educação Indígena, Etnossaberes, Conhecimento Científico, Formação Docente, Supervisão Escolar.