Jesuína Maria da Silva Miranda Pereira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Formação contínua de professores em educação sexual: percepções de professores as acções de formação e factores que têm influenciado a sua prática pedagógica. Um contributo para a efectiva implementação da educação sexual nos ensinos básicos – 2º e 3º ciclos e secundário

Este trabalho de investigação pretende contribuir para a implementação da Educação Sexual (ES) nos ensinos básico - 2.° e 3.° ciclos - e secundário, por fonna a promover a saúde e o bem-estar dos jovens. Enquadrando-se no âmbito dos estudos sobre Formação Contínua de Professores em ES, aborda as representações dos professores sobre os factores que têm constituído obstáculos à implementação da ES na escola e nos curricula escolares. Pelo que nos é dado conhecer, trata-se de um estudo pioneiro em Portugal, dada a ausência de estudos teóricos e empíricos realizados. A população deste estudo são professores dos ensinos básico - 2.° e 3.° ciclos - e secundário que têm vindo a fazer formação em ES desde que ela se iniciou na Região Autónoma da Madeira. 
O estudo pode ser dividido em três partes: 
Numa primeira parte de fundamentação teórica, situando-nos numa multi-referência de paradigmas, enquadrámos como devem ser concretizadas a intervenção da escola na ES dos jovens e a formação contínua de professores nesta área. Defendemos um modelo desenvolvimentista de ES suportado pelo paradigma construtivista e sócio-construtivista e referenciado a um quadro ético universal; uma fonnação de professores assente em modelos construtivistas orientada predominantemente pelas concepções prática - na perspectiva de uma abordagem reflexiva sobre a prática - e social-reconstrucionista; e, não podendo deixar de enquadrar a educação sexual como uma inovação curricular, discutimos alguns dos factores que se têm vindo a constituir em dificuldades na prática pedagógica do professor. 
Numa segunda parte de investigação empirica, assumindo o paradigma do interaccionismo simbólico, tomámos como recurso investigativo uma abordagem qualitativa e quantitativa concretizada através de entrevistas e de um questionário. Os resultados obtidos são globalmente representativos e válidos, visto a amostra respondente ser altamente representativa e ter sido assegurada a validade na constmção e aplicação do questionário. 
Numa terceira parte de tratamento, análise e interpretação dos resultados retivemos como fundamental a visão de um professor com uma atitude favorável à intervenção da escola na ES dos jovens, bastante motivado intrinsecamente para a formação contínua nesta área e que mostra intenção de se envolver futuramente em acções de ES, preferencialmente no âmbito da. sua disciplina ou interdisciplinarmente. Os nossos inquiridos são professores que mostram ter uma representação positiva da formação frequentada e que, apesar de o impacto da formação no seu trabalho ser baixo, avaliam positivamente as actividades desenvolvidas e o seu desempenho. Revelam, todavia, algumas dificuldades e identificam alguns factores com influência negativa no seu trabalho. Finalmente propõem a mudança de algumas estratégias em futuras formações e identificam as áreas das relações pessoais e das expressões da sexualidade como aquelas que mais gostariam de ver nelas trabalhadas.