Maria Celeste Silva Jardim Mestrado em Supervisão Pedagógica

A organização do espaço educativo: contributo para a compreensão da qualidade da intervenção pedagógica no ensino pré-escolar público. Região Autónoma da Madeira – concelho do Funchal

A Forma como o espaço educativo está organizado no ensino pré-escolar influência a qualidade das interacções entre o indivíduo e o ambiente físico. A dinâmica vivida tem um impacto expressivo ao tornar o espaço num lugar de significados e de oportunidades. O educador de infância desempenha um papel fundamental na delineação da área instrutiva.
Os modelos organizativos para o espaço educativo apresentam-se com estatuto próprio e têm por objectivo dar resposta às necessidades educativas peculiares. A educação de infância de excelência é reconhecida como fundamental para o sucesso do aluno no seu percurso escolar. A avaliação dos procedimentos e dos produtos da gestão do espaço educativo deverá ser constante para um reajustamento adequado à evolução e às necessidades dos indivíduos que nela interagem.
O supervisor pedagógico, neste contexto, é encarado com um facilitador da investigação sistemática da qualidade dos ambientes de aprendizagem, é também um auxiliador no despertar de uma atitude de reflexão consciente e critica , para que a produção de saberes, a utilização de novos recursos.