João Brazão de Gouveia Mestrado em Supervisão Pedagógica

Apoios Pedagógicos (Aos alunos com dificuldades de aprendizagem)

A presente dissertação aborda o problema dos alunos com dificuldades de aprendizagem e que, em virtude disso, têm necessidade de apoios educativos.
As dificuldades de aprendizagem dos alunos são uma das principais fontes dos problemas das escolas e constituem um dos maiores obstáculos à concretização do direito à educação, defendido pelas sociedades modernas, de modo a proporcionar a todos os cidadãos uma efectiva igualdade de oportunidades.
Estes alunos precisam, mais que quaisquer outros, de currículos adaptados à sua condição. É a partir da realidade dos alunos, dos seus contextos, das suas dificuldades, das suas qualidades, que se devem construir os currículos.
Os professores encarregues dos apoios educativos e da ajuda aos alunos com dificuldades de aprendizagem têm de mudar a sua atitude e actualizar a sua formação: têm de passar a dominar as teorias e as técnicas de aprendizagem, para orientar os alunos nos caminhos do seu desenvolvimento; têm de tomar consciência de que o desenvolvimento intelectual de um aluno é solidário de outros desenvolvimentos e passa pelo crescimento gradual e sustentado das suas estruturas cognitivas.