Maria de Jesus dos Santos Santana Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Formação de Professores de matemática na Resolução de Problemas

O presente estudo é resultado da investigação realizada a partir das atividades desenvolvidas por um grupo de três professores da Educação Básica de Chã de Alegria- PE que participaram de uma formação continuada realizada na GRE Mata centro em Vitória de Santo Antão. Tem como problema central analisar em que aspecto as atividades desenvolvidas nessas formações, com foco em resoluções de problemas podem impactar no fazer pedagógico. Com base no respaldo e dos relatos dos professores, nas transcrições de filmagens e nas observações, foi possível investigar como a formação continuada de professores pode auxiliar os docentes na abordagem de resoluções de problemas matemáticos visando à melhoria das práticas pedagógicas. O referencial teórico segue pressuposto que abordam a formação continuada de professores de matemática, a resoluções de problemas matemáticos e a supervisão pedagógica. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo com foco etnográfico. A coleta de dados foi realizada através das observações, recolhas de fotografias, filmagens, relatos dos professores e diário de campo. Os resultados que sugiram através da pesquisa realizada foram obtidos a partir da metodologia de análise de conteúdo, ressaltada por Macedo que foram instituídas em cinco categorias: Análise dos conhecimentos teóricos e práticos articulados aos saberes docentes; A relevância da formação continuada na prática letiva dos professores; Principais dificuldades demonstradas pelos docentes ao ensinarem problemas matemáticos. A importância de se ensinar matemática por meios de resolução de problemas. As descrições das categorias foram realizadas de acordo com as concepções de autores como Lima, Pimenta, Nóvoa, Dante e outros. O supervisor pedagógico auxilia os docentes no desenvolvimento dessas atividades, deixando-a mais próximas da realidade e proporcionando momentos de contentamento, sintonia e reflexão. Finalmente foi possível averiguar que os estudos teóricos e os problemas propostos na formação continuada contemplaram as expectativas iniciais dos docentes, contribuído para a produção de novos conhecimentos sobre resoluções de problemas matemáticos auxiliando os mesmos na melhoria de suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Formação Continuada de professores; Resolução de problemas matemáticos, supervisor pedagógico; práticas letivas.