Marisa Cordeiro Soares Duarte Janino Nunes Mestrado em Supervisão Pedagógica

O Papel da Formação na Construção da Identidade Profissional: O Caso da Inspeção da Educação.

A construção da identidade é um processo dinâmico, contínuo e de duração imprevisível. A identidade profissional é uma identidade social específica que se vai construindo a partir da interiorização de determinados saberes e competências adquiridos através da formação, e em resultado de diferentes socializações. Esta dinâmica gera sentimentos de pertença à profissão e à cultura específica que a caracteriza. O inspetor, sendo um profissional da educação, tem uma identidade própria que o diferencia dos restantes profissionais desta área. Como decorre este processo? Quais as suas principais características? O estudo, de natureza qualitativa, procurou analisar os percursos vivenciados por três inspetores e as seis inspetoras, tentando compreender a forma como caraterizam a construção da sua identidade profissional. Antes de serem inspetores, os participantes foram docentes, realizaram a formação específica e trabalham (ou trabalharam) na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com a análise da legislação previamente realizada, estes inspetores e inspetoras iniciaram o seu percurso em momentos que correspondem a períodos de mudança nas formas de recrutamento e preparação para o desempenho das funções de inspeção. Este estudo permitiu concluir que as diferentes formas de recrutamento e formação se articulam com a evolução que a missão da inspeção da educação foi tendo e com a necessidade de dar resposta a novas exigências do sistema educativo. Os resultados da pesquisa indicam que a construção da identidade profissional é um processo lento, gradual e dinâmico, que se inicia antes mesmo do ingresso na carreira e resulta das diferentes experiências (que de formação) e interações (com outros colegas do grupo profissional, em particular o Orientador da Prática Inspetiva). Estas diferentes experiências são cruciais no processo de socialização e consequentemente na (re)construção da sua identidade profissional. PALAVRAS-CHAVE: Inspeção da Educação; Inspetores; Motivação; Formação; Desenvolvimento Profissional; Identidade Profissional.