Ana Lídia Vieira Brazão Aveiro Mestrado em Supervisão Pedagógica

A influência da formação inicial na prática docente diária, na área das novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo de caso

O grande impacto que as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão a ter no mundo de hoje e, consequentemente, no universo educativo, é uma realidade à qual não podemos estar alheios.
Face aos múltiplos desafios que se apresentam cada vez maiores na arena educativa, o professor precisa de conhecer as potencialidades pedagógicas que as TIC podem proporcionar e ser capaz de utilizá-las e explorá-las em contexto educativo, de uma forma reflexiva e inovadora.
Perante estes novos desafios, a formação do professor constitui um factor crucial para a mudança, pois será neste contexto que deverá ser estimulado para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências necessárias à utilização das TIC em ambiente educativo, de forma a poder incrementar mudanças qualitativas no processo de aprendizagem dos seus alunos.
Este foi um estudo que nos levou a reflectir sobre os princípios-chave que as instituições formadoras consideraram importantes para a formação dos futuros docentes, na área das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tornou-se pertinente verificar em que medida os agentes educativos, desligados estão das suas instituições formadoras se consciencializaram acerca da importância das suas atitudes perante a mudança, exigência da Escola de hoje.