Isabel Maria Alves Correia Mestrado em Supervisão Pedagógica

A influência do contexto educativo, no desenvolvimento profissional. A realidade de uma instituição de educação de infância.

Este estudo emerge da necessidade de analisar e compreender a influência de uma instituição educativa no desenvolvimento profissional das educadoras que a integram. Neste contexto, o enquadramento teórico foi organizado de forma a abordar temáticas que ajudem a explicitar diferentes conceitos e factores que interferem na aprendizagem e desenvolvimento profissional do grupo, como sejam a dimensão pessoal, a formação, a supervisão, a equipa educativa, a organização institucional. Foi escolhida uma instituição na qual é dado particular destaque às acções que promovem os interesses grupais e institucionais, motivando questões sobre a influência que a escola/instituição exerce no desenvolvimento profissional. Está implícita a preocupação em perceber a importância do trabalho de equipa, a relação que existe entre o desenvolvimento profissional das educadoras e a formação/supervisão promovida no contexto educativo e a forma como é perspectivada a Instituição enquanto espaço de supervisão. Tendo em conta os objectivos a atingir, optou-se por uma metodologia de investigação de natureza essencialmente qualitativa, sendo a informação recolhida através de entrevistas efectuadas às seis educadoras que integram a instituição estudada. Com este estudo conseguiu perceber-se que se está perante um contexto institucional que exerce grande influência no desenvolvimento profissional das educadoras, que estas se identificam com a dinâmica educativa, que fomenta a partilha pedagógica. Essa forte cultura colaborativa parece servir de base para promover atitudes de reflexão e auto reflexão. Verifica-se no entanto a necessidade de se criarem mais oportunidades para estimular a aprendizagem individual e o papel do grupo como espaço de supervisão. Palavras chaves: desenvolvimento profissional, formação, supervisão, trabalho colaborativo