Luís Artur Freitas Ramos Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realidade dos professores

Existe, efectivamente, um problema na implementação da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Esta evidência parece traduzir, em primeiro lugar, uma certa menoridade que esta área detém no seio das áreas curriculares, e em segundo, a realidade que o professor deste nível de ensino vive, nomeadamente na sua formação inicial e no contexto onde exerce a sua prática docente, sendo que estes dois factores parecem contribuir decisivamente para a prevalência deste problema.
Neste sentido, este trabalho surge como forma de procurar conhecer a realidade destes professores e tentar perceber em que medida esta realidade influencia as suas tomadas de posição perante esta área específica. Este trabalho assume também a pretensão de contribuir para a compreensão desta problemática, que parece não ser uma realidade exclusiva do nosso país.
Este estudo está direccionado essencialmente para a formação inicial na área de Educação Física para o contexto educacional específico da Região Autónoma da Madeira.
Como principais conclusões temos que, quando questionados directamente sobre a sua formação, os professores referem que esta parece ter sido razoável, mas quando confrontados com a realidade, deixam transparecer que não possuem a formação mais adequada. Outra conclusão apurada é que os professores remetem a responsabilidade da leccionação da Educação Física, tanto em coadjuvação como em substituição, para um professor especializado. A atribuição desta responsabilidade resulta, em parte, do sentido de que os professores de apoio têm uma formação superior, o que conduz à desresponsabilização por parte dos professores titulares de turma. Finalmente, algumas constatações permitem-me inferir que alguns professores não valorizam a Educação Física enquanto área essencial, pelo menos ao nível das outras áreas do currículo tradicionalmente mais valorizadas.