Maria do Céu Fernandes Vicente Mestrado em Supervisão Pedagógica

Supervisão e Avaliação de Professores em Portugal: Análise de uma realidade.

Esta pesquisa foi determinada pelo contexto das mudanças recentes que foram vividas pelos professores, no que se refere ao modo de pensar e exercer a sua profissão. Este contexto levou-nos a questionar a formação dos coordenadores de departamento (supervisores) e as suas práticas de supervisão e avaliação, perante as novas funções que lhes foram atribuídas. Sendo um estudo de natureza essencialmente qualitativa, visou conhecer a formação dos actuais coordenadores de departamento, as suas práticas de supervisão e avaliação e a preparação que têm nesta área, assim como as suas opiniões sobre o actual modelo de avaliação e as suas necessidades de formação. Com estas finalidades, desenvolveram-se dois estudos de caso, baseados em entrevistas realizadas aos coordenadores de departamentos disciplinares de duas escolas do 2º/3ºciclos e ensino secundário de uma cidade do distrito de Santarém. A revisão da literatura abarcou as áreas da supervisão, da avaliação das escolas e das políticas de avaliação de professores e, ainda, da formação disponibilizada pelo Ministério da Educação para os supervisores nestas áreas específicas da supervisão e avaliação de desempenho de professores. O estudo levou-nos a concluir que a formação no âmbito da supervisão e avaliação de desempenho, para a maioria dos supervisores, resume-se às duas acções de formação contínuas ministradas pelo Ministério da Educação. No entanto, nem todos frequentaram estas acções. A maioria dos supervisores sublinha a necessidade de mais formação contínua nestas áreas para colmatar as carências sentidas. O estudo concluiu ainda que, nas práticas de supervisão e de avaliação, verificam-se poucas diferenças entre as duas escolas, salientando-se um certo individualismo e poucos exemplos de um espírito colaborativo entre os docentes de cada departamento, aspecto que nos leva a questionar a necessidade de pensar em novos modelos de formação que fomentem práticas mais interactivas de cooperação e supervisão, de modo a promover uma cultura profissional colaborativa mais adequada à escola que se pretende reflexiva e impulsionadora de práticas inovadoras. Palavras-chave: Supervisão; Avaliação; Modelo de avaliação; Formação; Desenvolvimento profissional