Ana Cristina Pires Vasconcelos Mestrado em Supervisão Pedagógica

O lugar da supervisão pedagógica na avaliação de professores.

A problemática que este estudo aborda reside na tentativa de compreender qual o lugar da supervisão pedagógica na avaliação de professores. Esta questão tem sido abordada por diversos autores e desempenha um papel basilar na avaliação e nas políticas educativas atuais. Nesta investigação, iremos auscultar e analisar as perspetivas dos professores relativamente à avaliação docente, aos conhecimentos no âmbito da supervisão pedagógica e ao seu lugar na avaliação de professores. Tendo em conta o objeto de estudo e a sua natureza optou-se por uma metodologia qualitativa/interpretativa configurando-se pela realização de um estudo de caso com abordagem etnográfica numa escola básica e secundária do concelho de Santa de Cruz. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a observação participante (trabalho de campo), as entrevistas e a análise documental. A análise dos resultados obtidos permite concluir que o conhecimento que os professores possuem sobre a supervisão pedagógica cinge-se fundamentalmente à formação inicial e/ou à parte burocrática do trabalho na escola, sem impacto ou consequências na avaliação docente. Denota-se uma ausência de práticas escolares e educativas exequíveis com a conceptualização da supervisão pedagógica. A abordagem qualitativa realizada nesta investigação poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre esta temática e sobre a necessidade de se intervir na avaliação docente através da supervisão pedagógica. Palavras-chave: supervisão pedagógica, avaliação de professores, estudo de caso.