Maria Margarida Jorge Gonçalves Coelho d'Almeida Lopes Mestrado em Supervisão Pedagógica

Análise de um Modelo de Supervisão: Contributos para uma Práxis Reflexiva, Colegial e Avaliativa

Tendo por referência uma Supervisão Pedagógica ao serviço da escola, na perspetiva da ideal, como estrutura inovadora que contribua para o desenvolvimento de práticas eficazes e impulsionadora de práticas excelentes, de modo a gerar prazer e a bastar-se a si própria, desenvolveu-se um estudo exploratório, qualitativo e quantitativo, suportado por um enquadramento conceptual – escola e educação, o novo paradigma educacional e supervisão pedagógica.

Procurou-se, por meio de inquérito por entrevista, analisar percepções, representações e sentimentos dos supervisores, associados à Avaliação de Desempenho Docente como modelo de supervisão num agrupamento de escolas e com o questionário Escala – ASAE aferir os sentimentos relacionados com supervisão, avaliação e pessoa do supervisor, dos supervisandos.

Verificou-se: os supervisores explicitam representações distintas sobre supervisão, têm consciência do seu impacto e o modelo ADD/SP foi instituído com caráter normativo; na perspetiva dos supervisandos em relação aos stressores profissionais alvo, estes não têm a relevância esperada, face a outros stressores. Este estudo evidencia a necessidade de aprofundar e implementar mecanismos da supervisão pedagógica – práxis reflexiva, colegialidade e avaliação, constituindo assim a plataforma para a mudança paradigmática da escola, se não mesmo da educação.

 

Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, Práxis reflexiva, Stresse, Stressores profissionais