Maria Manuela Vieira Teixeira Pereira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Um olhar para uma nova perspectiva na Educação- Formação de Adultos- Análise das Práticas e Necessidades de Formação dos Professores, do Ensino Básico Recorrente na Região Autónoma da Madeira

O título desta investigação, “Um olhar para uma nova perspectiva na Educação- Formação de Adultos- Análise das Práticas e Necessidades de Formação dos Professores, do Ensino Básico Recorrente na Região Autónoma da Madeira”, parece mostrar ao leitor um trabalho contraditório e delicado. Contraditório, porque do outro lado do olhar nada existe na Educação- Formação De Adultos se não se preparar esse novo olhar; delicado porque indicia tratar-se de um estudo sobre as necessidades de formação dos professores, ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico Recorrente. 
O posicionamento dos coordenadores, dos professores em relação ao Ensino Recorrente, as representações dos futuros professores (alunos finalistas do curso do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade da Madeira) no ano lectivo 2002/2003; as áreas prioritárias no que respeita a necessidades de formação docente, sentidas neste nível de Ensino, são os fundamentos que sustentam as questões de investigação neste estudo. Estas interrogações foram levantadas, porque o presente está rodeado por um conjunto de transformações às quais a escola é permeável. A investigação que se realiza, tem pois a audácia de pretender reflectir sobre a formação dos professores e o seu desempenho no Ensino Básico Recorrente. No estudo empírico, recorreu-se às análises de conteúdo de base documental e Legislativa, bem como às entrevistas realizadas aos participantes que foram: coordenadores, professores do Ensino Recorrente na Região Autónoma da Madeira e aos alunos finalistas da Universidade da Madeira (possíveis candidatos ao Ensino Recorrente). 
No período em que esta investigação ocorreu tentou-se reparar cada vez mais e olhar cada vez menos, pois o olhar não admite que se veja o que acontece na realidade. Tomou-se como verdade que nem a escola nem o modo como os professores estão no ensino são inócuos às transformações que se fazem sentir actualmente.
Em jeito de síntese, foi possível concluir-se a existência de um desfasamento entre a formação inicial de professores e o Ensino Recorrente; e ainda a necessidade de uma formação especializada para os professores que leccionam  este grau de Ensino.