Maria Violante Rosa Domingues Mestrado em Supervisão Pedagógica

O Bem-estar Docente Percebido – a importância da Supervisão e Orientação Pedagógica

Neste estudo pretendemos analisar e fomentar a importância da supervisão e da orientação pedagógica em relação ao bem-estar docente percebido tendo como dois grandes objectivos: i) discutir as influências associadas ao bem-estar docente percebido; i) promover a supervisão e a orientação pedagógica, em trabalho multidisciplinar. Para o efeito, foram verificados factores e ambientes promotores e condicionadores do bem-estar docente percebido (segundo Carol Ryff), percecionados pelos docentes inquiridos. Tratando-se de um estudo de natureza qualitativa por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas a seis professores docentes do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas na zona centro do país, procedeu-se à análise de conteúdo das mesmas onde se observa a influência positiva do gosto pela profissão, o relacionamento com os alunos e colegas e a inovação. Destacamos os factores motivacionais intrínsecos.

Palavras-chave: Bem-estar docente percebido; Supervisão Pedagógica