Carlos Manuel Correia dos Reis Mestrado em Supervisão Pedagógica

Contributo da Educação Moral e Religiosa Católica para a formação integral dos alunos.

O trabalho realizado apresenta uma abordagem no domínio da educação integral dos alunos. Especificamente visa conhecer a contribuição que uma disciplina com a especificidade da Educação Moral e Religiosa Católica pode aportar neste âmbito. Reflectir sobre a educação implica incidir também sobre a relevância que educação moral assume na formação da pessoa, fundamentalmente nos primeiros anos da sua vida e que correspondem ao tempo de escolarização. Por outro lado, insere-se neste âmbito a educação religiosa que referencia e enquadra a formação moral. Por conseguinte, tratar este tema pressupõe um entendimento e uma acepção da importância da globalidade da formação da pessoa entediada como um todo e constituída por várias dimensões. Deste modo, o estudo visou determinar os contributos que a educação moral e religiosa preconizada na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica apresentam para a formação integral. Através de uma investigação de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas e respectiva análise de conteúdo, foram analisados as concepções e opiniões de professores de várias disciplinas, de professores da disciplina em estudo e de pais de alunos. Paralelamente foi encetada uma pesquisa de carácter quantitativo, tendo sido realizados inquéritos por questionário que posteriormente foram tratados de forma estatística. Estes inquéritos foram aplicados a alunos e a professores. Os resultados obtidos evidenciam a importância conferida à disciplina no que concerne ao seu contributo para a formação integral dos alunos. Podendo aferir-se que estes contributos incidem essencialmente na formação moral, religiosa, cívica e para compreensão dos valores. Sobressai também do estudo a importância atribuída à educação moral enquadrada na formação religiosa. Os resultados do estudo patenteiam ainda a importância que demonstra ter a formação integral. Palavras chave: formação integral – educação moral – educação religiosa