Sónia A. Cunha Rodrigues Mestrado em Supervisão Pedagógica

O Supervisor Pedagógico e as suas representações. Um estudo de caso múltiplo entre Portugal e Bélgica.

A presente investigação pretende conhecer e dar a conhecer o universo da Supervisão Pedagógica, numa perspetiva nacional e estrangeira, de forma a colocar em confronto duas realidades e poder tirar partido do melhor que cada uma delas nos pode oferecer.

Fatores como a globalização, a convergência e a unidade, enfim, a essência da dimensão europeia da educação, pressupõem um novo olhar sobre as ações educativas, ainda que respeitando a sua especificidade nacional.

Sendo um estudo de caso múltiplo entre Portugal e a Bélgica, a investigação procurou responder aos objetivos inicialmente traçados: (i) enquadrar a Supervisão Pedagógica à luz dos sistemas educativos de cada país; (ii) conhecer as representações que os professores têm do Supervisor pedagógico; (iii ) construir e refletir um perfil de Supervisor Pedagógico, com base nos dados recolhidos.

De forma a entender  como as pessoas partilham o conhecimento e de como constroem uma realidade comum, intentamos em expor o conceito de Representações Sociais, assim como a (s) teoria (s) que lhe (s) está (ão) subjacente (s).

Procuramos ainda, perceber as vantagens do feedback “co-construtivo” como ferramenta eficaz na melhoria da prática pedagógica dos docentes.

A Supervisão Pedagógica tem vindo a assumir, indiscutivelmente, um papel de destaque no desafio diário do ato de ensinar. Desta forma, e recorrendo a todo um referencial teórico-metodológico, procuramos aprofundar o(s) conceito(s), bem como expor as nuances que subjazem aos sistemas de ensino em estudo.

Palavras-Chave: Supervisão Pedagógica; Supervisor Pedagógico; Representações Sociais; Feedback.