Maria Clarinda Vassalo Marques Duarte Mestrado em Supervisão Pedagógica

A supervisão pedagógica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: análise de práticas de gestão intermédia em contexto social urbano.

O presente estudo aborda a supervisão no 1º ciclo do Ensino Básico, em contexto social urbano, no quadro do desenvolvimento que esta temática tem assumido nos últimos anos, nas escolas portuguesas. Exploram-se assim os momentos mais marcantes da evolução do conceito, tanto em Portugal como noutros países, identificando-se diferentes modelos que serviram de base à prática profissional, neste contexto, como, o modelo clínico, o modelo artístico/ humanístico, o modelo técnico/didáctico, o modelo desenvolvente/ reflexivo, o cenário ecológico e o cenário integrador. A investigação propôs-se, também a inventariar as actividades exercidas, por parte de seis supervisores, que foram protagonistas deste estudo, centrando-se na análise de temas como: o percurso profissional, o início e a percepção desta função, os tipos de perfil existentes, o levantamento de competências, as dificuldades assumidas, as necessidades de formação, o clima relacional, a participação de outros intervenientes pertencentes à comunidade escolar, os contributos e a evolução legislativa. A recolha de dados incorreu na aplicação de entrevistas suportadas por inquéritos biográficos e de suporte, que seguiram uma linha metodológica sustentada pela necessidade de estudar em profundidade um grupo de docentes, no âmbito do desenvolvimento das suas práticas. Os resultados obtidos e discutidos permitiram-nos constatar que a supervisão é muitas vezes associada à avaliação e à burocratização do sistema. No entanto, tem-se assistido a uma maior consciencialização daquilo que é realizado na escola, na qual se valoriza como atributos essenciais a liderança colegial, próxima de cada indivíduo e o seu desenvolvimento profissional. PALAVRAS-CHAVE: 1º Ciclo Ensino Básico; Gestão Intermédia, Supervisão Pedagógica, Liderança Colegial