Ano | Aluno | Tema |
---|---|---|
2018 | Izana Weber Vieira |
A prática pedagógica na escola Casa Via Magia no ensino fundamental
Orientadores:
Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira
|
2017 | Lafaete Almeida de Oliveira |
Educação profissional: um estudo etnográfico sobre o processo de aprendizagem no projeto jovem aprendiz do IDESQ
Orientadores:
Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia, Francisca Rejane Bezerra Andrade
|
2017 | Leila Melo Cajazeira |
Língua e cultura na educação escolar quilombola do recôncavo baiano: caminho intercultural como inovação pedagógica
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Alda Muniz Pêpe
|
2017 | Maria do Carmo da Silva Souza |
A Prática da Etnomatemática na Educação do Campo numa perspectiva de Inovação Pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil.
Orientadores:
José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
|
2017 | Wagner de Souza e Silva |
A prática da Pedagogia da Alternância numa perspectiva de inovação pedagógica na Escola Casa Familiar Rural de São Luís-MA.
Orientadores:
Alice Maria Justa Ferreira Mendonça, Jandira Pereira Souza
|
2017 | Maria Luiza Feitosa Lima Cajuaz Bento |
Inovação pedagógica nas práticas das oficinas sócio pedagógicas do projeto Tocando a Vida
Orientadores:
Ana Maria França Freitas Kot-kotecki, Selene Maria Penaforte Silveira Rocha
|
2015 | Rosana Cátia Barbosa Terceiro |
Interações e práticas de um processo de inovação pedagógica em ambiente industrial: o caso da cione.
Orientadores:
Fernando Luís de Sousa Correia
|
2015 | Arnaldo José Dinis Fonseca |
Estudos sobre inovação pedagógica: uma metassíntese interpretativa
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
Ano | Aluno | Tema |
---|---|---|
2020 | Rosânia Maria Sacramento de Amorim |
Educação Escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/BA: Um olhar reflexivo sobre interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Alda Muniz Pêpe
|
2020 | Waldenice Maria de Mendonça Pereira |
Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife
Orientadores:
José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
|
2020 | António Firmino Teixeira Madeira Lobo |
Clube de Robótica da Escola Secundária de Francisco Franco: Estudo Etnográfico
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2019 | Antônio Vuldembergue Carvalho Farias |
Reizado Cordão do Caroá: Uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Zuleide Fernandes de Queiroz
|
2019 | Cicero Roberto Salustriano |
Educação em astronomia e inovação pedagógica: desafios e possibilidades
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Maria Isabel Nascimento Ledes
|
2019 | Francisco Cláudio Bastos Mendonça |
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência: inovação pedagógica no Colégio da Polícia Militar do Ceará
Orientadores:
Nuno Fraga, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
|
2019 | Moacir de Souza Júnior |
Navegando no mar sem fim da aprendizagem na terceira idade: um processo investigativo através do uso das TIC e da inovação pedagógica
Orientadores:
Fernando Luís de Sousa Correia, Zuleide Fernandes de Queiroz
|
2018 | Sônia Maria Lima de Azevedo |
Inovação nas práticas de leitura: uma realidade ainda distante do ambiente escolar
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Roberto Sidnei Macedo
|
2018 | Aluísio Wagner de Araújo Lopes |
Inovação pedagógica em uma escola pública: as práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas atividades da oficina rádio escola.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Francisco José Rodrigues
|
2016 | Lauro Gurgel de Oliveira Júnior |
A educação física escolar no Brasil: da sociedade industrial ao projeto de escola da sociedade da informação e os seus novos saberes.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2015 | Olidnéri Bello |
A possibilidade de uma prática inovadora num trabalho interdisciplinar do Colégio Militar de Fortaleza
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Ailton dos Santos Arruda
|
2015 | Sílvia Mateus Carreira |
Literacia Científica e Trabalho Prático: um estudo para a Inovação Pedagógica em contexto educativo
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2015 | Maria de Fátima Souza de França Cabral |
Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2014 | Juliana Alves de Araújo Bottechia |
O processo de produção da obra “química e sociedade” como inovação pedagógica para o ensino de química.
Orientadores:
António Maria Veloso Bento, Wildson Luiz Pereira dos Santos
|
2014 | Maria Adalgiza Albuquerque Succi |
Inovação pedagógica: Um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na escola municipal do frevo Maestro Fernando Borges - Recife - Pernambuco - Brasil
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Rejane Dias da Silva
|
2013 | José Santos Pereira |
Ensino médio e cultura juvenil: um olhar etnográfico sobre a aula como espaço de construção do conhecimento.
Orientadores:
Célia Maria da Silva Salsa
|
2013 | Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira |
Alterar cenários, um desafio à Inovação: O Percurso Curricular Alternativo (PCA) de uma turma de 5º ano.
Orientadores:
José Paulo Gomes Brazão
|
2012 | Mari Saho |
O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador na ótica dos atores que participam do processo de implementação.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Robson Luís de França
|
2012 | Noemia Lima Silva |
A educação na terceira idade: inclusão social e inovação pedagógica na universidade federal de Sergipe.
Orientadores:
António Maria Veloso Bento, Maria Helena Santana Cruz
|
2012 | Beatriz Calazans Souza |
A tarefa escolar e suas implicações nas salas de aula de EJA em uma escola pública de Brasília DF: um estudo etnográfico.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2012 | Ana Cristina Sousa Fernandes Duarte |
O uso das tecnologias no âmbito da Educação Visual: uma perspetiva inovadora fomentadora do desenvolvimento da capacidade criadora?
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2012 | Cândido Santos Virgens Filho |
O que a universidade faz com a cultura popular: o caso da inovação pedagógica na capoeira.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Antonio Almeida Carreiro
|
2012 | Glória Maria Alves Machado |
Estudo Etnográfico em uma Classe Multisseriada do Ensino Fundamental: representações dos alunos sobre o processo de “colaboração” na tarefa de aula.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Zélia Maria Soares Jófili
|
2012 | Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti |
Classe Multisseriada e Inovação Pedagógica: uma reorganização a partir do olhar do aluno e aluna.
Orientadores:
Jesus Maria Sousa, Zélia Maria Soares Jófili
|
2011 | Maria Isabel Nascimento Ledes Monteiro |
Inovação Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB): um estudo de abordagem etnográfica.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2011 | Gilvaneide Ferreira de Oliveira |
O programa Ricardo Ferreira enquanto dispositivo de ação para a inovação pedagógica no âmbito da formação continuada de professores das ciências naturais.
Orientadores:
Maria de Fátima Gomes da Silva
|
2011 | Ailton dos Santos Arruda |
Articulação entre Atividades Extraclasses e o Currículo Formal: a visão do aluno numa abordagem etnográfica.
Orientadores:
Targélia Souza Albuquerque
|
2011 | Fernando Luís de Sousa Correia |
Internet: sala de estudo virtual.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|
2011 | Clenia de Jesus Pereira dos Santos |
A escola como espaço privilegiado para a construção da identidade negra afro-descendente: um estudo de caso da unidade integrada de ensino fundamental padre António Vieira.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino, Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
|
2011 | Magali Maria de Lima Ribeiro |
Ciclos de aprendizagem: caminhos para uma inovação pedagógica da prática educativa na cidade de Recife - Pernambuco?
Orientadores:
Maria de Fátima Gomes da Silva
|
2011 | Dalvina Amorim Ayres |
Educação inclusiva, utopia possível: um estudo de caso sobre o papel da escola na inclusão dos deficientes mentais na unidade de ensino básico - UEB Tancredo Neves – São Luís /MA.
Orientadores:
António Maria Veloso Bento, Dilercy Aragão Adler
|
2008 | Paulo Brazão |
Weblogs, aprendizagem e cultura escolar: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico.
Orientadores:
Carlos Manuel Nogueira Fino
|