Ano Aluno Tema
2018 Izana Weber Vieira A prática pedagógica na escola Casa Via Magia no ensino fundamental
Orientadores: Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira
2017 Lafaete Almeida de Oliveira Educação profissional: um estudo etnográfico sobre o processo de aprendizagem no projeto jovem aprendiz do IDESQ
Orientadores: Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia, Francisca Rejane Bezerra Andrade
2017 Leila Melo Cajazeira Língua e cultura na educação escolar quilombola do recôncavo baiano: caminho intercultural como inovação pedagógica
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Alda Muniz Pêpe
2017 Maria do Carmo da Silva Souza A Prática da Etnomatemática na Educação do Campo numa perspectiva de Inovação Pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil.
Orientadores: José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
2017 Wagner de Souza e Silva A prática da Pedagogia da Alternância numa perspectiva de inovação pedagógica na Escola Casa Familiar Rural de São Luís-MA.
Orientadores: Alice Maria Justa Ferreira Mendonça, Jandira Pereira Souza
2017 Maria Luiza Feitosa Lima Cajuaz Bento Inovação pedagógica nas práticas das oficinas sócio pedagógicas do projeto Tocando a Vida
Orientadores: Ana Maria França Freitas Kot-kotecki, Selene Maria Penaforte Silveira Rocha
2015 Rosana Cátia Barbosa Terceiro Interações e práticas de um processo de inovação pedagógica em ambiente industrial: o caso da cione.
Orientadores: Fernando Luís de Sousa Correia
2015 Arnaldo José Dinis Fonseca Estudos sobre inovação pedagógica: uma metassíntese interpretativa
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino

Ano Aluno Tema
2020 Rosânia Maria Sacramento de Amorim Educação Escolar Quilombola na Comunidade de Santiago do Iguape/BA: Um olhar reflexivo sobre interculturalidade e (re)construção de identidade de educandos em perspectiva inovadora
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Alda Muniz Pêpe
2020 Waldenice Maria de Mendonça Pereira Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche escola do Recife
Orientadores: José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão
2020 António Firmino Teixeira Madeira Lobo Clube de Robótica da Escola Secundária de Francisco Franco: Estudo Etnográfico
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2019 Antônio Vuldembergue Carvalho Farias Reizado Cordão do Caroá: Uma prática pedagógica inovadora na cultura popular?
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Zuleide Fernandes de Queiroz
2019 Cicero Roberto Salustriano Educação em astronomia e inovação pedagógica: desafios e possibilidades
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Maria Isabel Nascimento Ledes
2019 Francisco Cláudio Bastos Mendonça Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência: inovação pedagógica no Colégio da Polícia Militar do Ceará
Orientadores: Nuno Fraga, Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo
2019 Moacir de Souza Júnior Navegando no mar sem fim da aprendizagem na terceira idade: um processo investigativo através do uso das TIC e da inovação pedagógica
Orientadores: Fernando Luís de Sousa Correia, Zuleide Fernandes de Queiroz
2018 Sônia Maria Lima de Azevedo Inovação nas práticas de leitura: uma realidade ainda distante do ambiente escolar
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Roberto Sidnei Macedo
2018 Aluísio Wagner de Araújo Lopes Inovação pedagógica em uma escola pública: as práticas pedagógicas inovadoras mediadas pelas atividades da oficina rádio escola.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Francisco José Rodrigues
2016 Lauro Gurgel de Oliveira Júnior A educação física escolar no Brasil: da sociedade industrial ao projeto de escola da sociedade da informação e os seus novos saberes.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2015 Olidnéri Bello A possibilidade de uma prática inovadora num trabalho interdisciplinar do Colégio Militar de Fortaleza
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Ailton dos Santos Arruda
2015 Sílvia Mateus Carreira Literacia Científica e Trabalho Prático: um estudo para a Inovação Pedagógica em contexto educativo
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2015 Maria de Fátima Souza de França Cabral Práticas educativas interculturais como inovação pedagógica na Escola Indígena Kambiwá Pedro Ferreira de Queiroz – Ibimirim/Pernambuco-Brasil
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2014 Juliana Alves de Araújo Bottechia O processo de produção da obra “química e sociedade” como inovação pedagógica para o ensino de química.
Orientadores: António Maria Veloso Bento, Wildson Luiz Pereira dos Santos
2014 Maria Adalgiza Albuquerque Succi Inovação pedagógica: Um estudo emergente sobre as práticas pedagógicas na escola municipal do frevo Maestro Fernando Borges - Recife - Pernambuco - Brasil
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Rejane Dias da Silva
2013 José Santos Pereira Ensino médio e cultura juvenil: um olhar etnográfico sobre a aula como espaço de construção do conhecimento.
Orientadores: Célia Maria da Silva Salsa
2013 Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira Alterar cenários, um desafio à Inovação: O Percurso Curricular Alternativo (PCA) de uma turma de 5º ano.
Orientadores: José Paulo Gomes Brazão
2012 Mari Saho O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador na ótica dos atores que participam do processo de implementação.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Robson Luís de França
2012 Noemia Lima Silva A educação na terceira idade: inclusão social e inovação pedagógica na universidade federal de Sergipe.
Orientadores: António Maria Veloso Bento, Maria Helena Santana Cruz
2012 Beatriz Calazans Souza A tarefa escolar e suas implicações nas salas de aula de EJA em uma escola pública de Brasília DF: um estudo etnográfico.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2012 Ana Cristina Sousa Fernandes Duarte O uso das tecnologias no âmbito da Educação Visual: uma perspetiva inovadora fomentadora do desenvolvimento da capacidade criadora?
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2012 Cândido Santos Virgens Filho O que a universidade faz com a cultura popular: o caso da inovação pedagógica na capoeira.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Antonio Almeida Carreiro
2012 Glória Maria Alves Machado Estudo Etnográfico em uma Classe Multisseriada do Ensino Fundamental: representações dos alunos sobre o processo de “colaboração” na tarefa de aula.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Zélia Maria Soares Jófili
2012 Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti Classe Multisseriada e Inovação Pedagógica: uma reorganização a partir do olhar do aluno e aluna.
Orientadores: Jesus Maria Sousa, Zélia Maria Soares Jófili
2011 Maria Isabel Nascimento Ledes Monteiro Inovação Pedagógica no Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB): um estudo de abordagem etnográfica.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2011 Gilvaneide Ferreira de Oliveira O programa Ricardo Ferreira enquanto dispositivo de ação para a inovação pedagógica no âmbito da formação continuada de professores das ciências naturais.
Orientadores: Maria de Fátima Gomes da Silva
2011 Ailton dos Santos Arruda Articulação entre Atividades Extraclasses e o Currículo Formal: a visão do aluno numa abordagem etnográfica.
Orientadores: Targélia Souza Albuquerque
2011 Fernando Luís de Sousa Correia Internet: sala de estudo virtual.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino
2011 Clenia de Jesus Pereira dos Santos A escola como espaço privilegiado para a construção da identidade negra afro-descendente: um estudo de caso da unidade integrada de ensino fundamental padre António Vieira.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino, Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo
2011 Magali Maria de Lima Ribeiro Ciclos de aprendizagem: caminhos para uma inovação pedagógica da prática educativa na cidade de Recife - Pernambuco?
Orientadores: Maria de Fátima Gomes da Silva
2011 Dalvina Amorim Ayres Educação inclusiva, utopia possível: um estudo de caso sobre o papel da escola na inclusão dos deficientes mentais na unidade de ensino básico - UEB Tancredo Neves – São Luís /MA.
Orientadores: António Maria Veloso Bento, Dilercy Aragão Adler
2008 Paulo Brazão Weblogs, aprendizagem e cultura escolar: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico.
Orientadores: Carlos Manuel Nogueira Fino