Gilvaneide Ferreira de Oliveira Doutoramento em Inovação Pedagógica

O programa Ricardo Ferreira enquanto dispositivo de ação para a inovação pedagógica no âmbito da formação continuada de professores das ciências naturais.

Esta tese trata da problemática da inovação pedagógica no âmbito do Ensino das Ciências Naturais nas escolas públicas estaduais do estado de Pernambuco-Brasil. Nesta perspectiva, tivemos como objeto teórico desta investigação a inovação pedagógica, relativamente à formação continuada de professores da área das Ciências Naturais e, como objeto empírico, o Programa Ricardo Ferreira, no que se refere às práticas pedagógicas dos professores. Em relação aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem qualitativa de viés etnográfico. Para a coleta de dados, recorremos às técnicas das entrevistas semi-estruturadas, da observação participante e da análise documental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, tendo por referências categorias teóricas provenientes da teoria e categorias empíricas emergentes dos discursos dos sujeitos desta investigação e dos documentos objetos de análise desta tese. Apontamos como resultados deste estudo, a identificação de uma forte influência do pensamento cartesiano nas práticas pedagógicas observadas nos documentos e no Programa de formação analisado. E, nessa perspectiva, inferimos que tal pensamento, poderá ter dificultado, de certa forma, proposições e práticas inovadoras. Ainda na esfera dos resultados deste estudo, foi possível perceber que há, nas concepções dos professores, uma forma de pensar oriunda do cartesianismo. Inferimos ainda, que esta forma de pensar poderá também ter dificultado aos professores envolvidos no Programa atrás referido, a assunção de posturas educacionais crítico-reflexivas, dialógicas, autônomas e emancipatórias. Nesta lógica, consideramos a necessidade de reflexões de caráter mais crítico e inovador na esfera das políticas de formação continuada de professores da área das Ciências Naturais e destacamos também a importância da superação de propostas centradas no princípio da racionalidade técnica e da autonomia ilusória. Estes dados propiciaram questionamentos e reflexões acerca das possibilidades e dos limites de uma formação docente, de fato, assente em inovações pedagógicas, para além de sinalizar para as possibilidades de futuras investigações neste âmbito e de referenciar políticas de formação continuada voltadas para professores das Ciências Naturais.