Beatriz Calazans Souza Doutoramento em Inovação Pedagógica

A tarefa escolar e suas implicações nas salas de aula de EJA em uma escola pública de Brasília DF: um estudo etnográfico.

O presente estudo refere-se ao processo de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, enfocando o papel das tarefas escolares neste processo, além dos demais aspectos que interferem diretamente na aprendizagem, constantes no cotidiano escolar. O estudo referencia-se na perspectiva da inovação pedagógica, e foi construído por meio do estudo de caso etnográfico, que possibilitou a busca de uma análise da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho está dividido em três partes distintas. A primeira parte trata, respectivamente, da revisão de literatura, que enfoca a tarefa escolar, a visão construtivista, a aprendizagem colaborativa, a questão da inovação pedagógica e um breve histórico a respeito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A segunda parte expõe a metodologia utilizada e a terceira e última parte compõe-se da análise de dados, alcançados, principalmente, pela observação de campo, entrevistas realizadas e também pelo que foi elencado na revisão de literatura constante na primeira parte. Palavras-Chave: Tarefa Escolar, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem Colaborativa, Etnografia, Construtivismo, Inovação Pedagógica.